23 MAR 2022
QUEM FAZ A DIFERENÇA
Quem Faz a Diferença: Lucia Kazue Mitsumoto
Você talvez não conheça Lucia Kazue Mitsumoto, mas é bem provável que já tenha sido atendido por ela. Sempre presente nas ações de vacinação da Prefeitura, auxiliando as equipes de saúde e atendendo a população que precisa de cadastro ou de alguma informação, esta profissional tem mostrado diariamente porque Faz a Diferença.

Lucia nasceu e foi criada em São Roque, uma mulher de garra e que traz consigo uma animação contagiante, que é sua marca registrada desde a criança, quando brincava na rua com os amiguinhos, correndo pelas ruas da cidade, brincando de pega-pega, taco e outras tantas brincadeiras que marcaram sua infância. “Era a única menina do grupo, então ou brincava com os meninos ou ficava sozinha em casa. Ficava o dia inteiro na rua e lembro com muito carinho dessa época, de correr descalça na rua e dar risada. Os tempos eram outros, mais inocentes, mas foi uma época muito gostosa pra ser criança”, comenta saudosa.

Ainda pequena, Lucia sempre foi uma menina responsável e nunca fugiu do trabalho, ajudando desde pequena no açougue da família, onde fez de tudo um pouco, desde ajudar na limpeza até o atendimento direto aos clientes. Mas o setor privado nunca atraiu a profissional, que buscou oportunidade na carreira pública, atuando primeiro em Mairinque como inspetora de alunos, e depois em Vargem Grande Paulista, como agente de Zoonoses, profissão que também passou a desempenhar em São Roque em 2012, após passar no concurso público.

“Trabalhar na nossa cidade é muito melhor, pois estamos em casa. Tive experiências muito boas em Mairinque e em Vargem Grande, mas fiquei muito feliz em voltar pra cá, porque amo minha cidade e atuar aqui me permitiu estar mais perto do meu marido Cláudio e da minha filha Taís, que tinha 4 aninhos na época”, comenta.

Mas embora estivesse na Zoonoses, o jeito comunicativo e atencioso de Lucia logo fez com que ela fosse requisitada pelo Departamento de Saúde, para ajudar as profissionais do setor no atendimento ao público, uma parceria que deu tão certo, que ela já está há dois anos na divisão, onde enfrentou o maior desafio da sua carreira, com a chegada da pandemia. Numa época de incertezas e muito receio, lá estava Lucia na linha de frente, ajudando as profissionais nas diversas ações de vacinação que ocorreram na cidade e que transformaram São Roque numa referência no combate a covid-19.

“Foi uma época muito difícil, pois não conhecíamos a doença. Fiquei com medo, pois meus pais são idosos, e nem pude ver a filha da minha sobrinha, que tinha acabado de nascer na época, mas apesar das dificuldades nunca pensei em pedir pra voltar pra Zoonoses. Nos engajamos muito na campanha de vacinação e sempre sentíamos que estamos fazendo algo importante, ajudando a salvar vidas”, lembra Lucia.

Hoje São Roque está vencendo a luta contra a pandemia, graças a dedicação e garra desta profissional e todas as outras que atuam no município. Uma época que, com certeza, vai ficar na memória desta mulher, que pode ser pequena no tamanho, mas é uma gigante na competência e no tamanho do seu coração, que só se afasta do trabalho nos pequenos momentos de folga, quando gosta de ficar em casa, curtindo a família, vendo uma boa série policial na TV e saindo de vez em quando para aproveitar a cidade.

"Sempre brinco que, quem bebe da água de São Roque, fica por aqui. Pode até sair, mas vai querer voltar um dia. Somos uma cidade linda e as pessoas daqui são muito acolhedoras. Sou muito feliz em trabalhar na Prefeitura, que me deu muitas oportunidades profissionais e de conhecer pessoas incríveis que estão ao meu lado todos os dias. Somos uma cidade abençoada, é só olhar para o lado e ver este verde maravilhoso que nos rodeia”, completa Lucia.