30 MAR 2022
QUEM FAZ A DIFERENÇA
Quem Faz a Diferença - Marcos Adriano Cantero
Quem vê Marcos Adriano Cantero trabalhando em sua mesa, analisando um documento ao lado de sua inseparável calculadora, companheira de todo administrador financeiro que se preze, pode imaginá-lo como uma pessoa séria e de pouca conversa. Mas basta entrar em sua sala e sentir o cheirinho de café quente para começar a conhecer a pessoa acolhedora que é o Diretor de Finanças de São Roque, uma pessoa que Faz a Diferença todos os dias ao cuidar com responsabilidade e dedicação das finanças da Prefeitura, sempre com um sorriso carinhoso e gentil.

Um homem que ainda traz no coração a humildade de um garoto de 10 anos, que deixou a cidadezinha de Ubiratã, no estado do Paraná, para vir com a família para São Roque. "Mudar para cá foi difícil porque a diferença cultural era muito grande. Até o doce que eu gostava tanto tinha um nome diferente: no Paraná era paçoca, mas em São Paulo era jibão. Mas crianças se adaptam rápido e não demorou muito para eu estar na rua brincando com os coleguinhas. Tive uma infância muito gostosa", comenta o homem que ainda traz as cicatrizes ganhas com as travessuras da infância, como a marca que tem na cabeça após cair de um barranco que escalava com os amiguinhos.

E foi ainda menino que Marcos começou sua trajetória na Prefeitura, entrando aos 13 anos na extinta Guarda Mirim, onde ajudou no monitoramento da Zona Azul Municipal. Foi nessa época que ele aprendeu a curtir a banda U2, graças ao querido amigo Betinho, que não parava de cantarolar a música With or Without You entre uma notificação e outra.

Quando chegou a hora de escolher sua profissão, seguiu na vida pública, passando no concurso para Secretário de Escola e iniciando em 1998 seus trabalhos na escola Maria Aparecida de Oliveira Ribeiro, na Vila Nova, sua escola do coração. Lá, além de cuidar da burocracia e dos alunos, fez de tudo um pouco, de ajudar na limpeza os banheiros, até cuidar de alguns cachorros de rua mais malandros, que de vez em quando entravam na escola e achavam que a sala de aula era um bom lugar para tirar um cochilo.

O tempo passou e o rapaz que um dia quis ser jornalista, se viu fazendo a faculdade de Administração e descobriu que era um profissional com muita afinidade para a área, além de grande talento para finanças. Mas estas não eram as únicas qualidades de Marcos, que sempre se destacou no lado humano.

"Sempre busquei tratar as pessoas da melhor forma possível, olhando para todos como amigos, colegas e irmãos. Sou uma pessoa religiosa e assim, acredito que não podemos nos sentir superiores a ninguém pois, por dentro, somos todos iguais, irmãos e irmãs com qualidade e defeitos e que buscam um objetivo em comum. Transformar nossa cidade num lugar melhor", comenta.

Profissional sempre calmo, atencioso e simpático com todos, Marcos rapidamente chamou a atenção de outros setores da Prefeitura e, em 2003, foi convidado a atuar no Departamento de Educação. Com os anos, viu as gestões passando por ele e os convites para continuar na administração municipal continuarem a chegar, seguindo para as áreas de finanças, convênios, chegando à chefia da Divisão de Orçamento e Contabilidade e até assumir a Diretoria de Finanças temporariamente em 2013. A experiência ajudou a moldar o profissional que foi convidado a assumir em definitivo a liderança do departamento na atual gestão e continuar a ajudar a construir uma cidade de todos.

"A Prefeitura é uma grande família. E parte da minha vida profissional e pessoal, pois amo o que faço, amo fazer parte da área pública, porque tudo que produzimos aqui é feito para melhorar a vida das pessoas. Cada conquista é fruto de muito trabalho e amor, não só meu, mas de todos os profissionais incríveis, daqueles que conheci ao longo dos anos, dos que já passaram e os que hoje estão comigo aqui, fazendo parte da história desta cidade, que amo tanto. Sempre brinco que não mudei para São Roque quando pequeno, mas que fui replantado nesta terra, onde criei minhas raízes", finaliza.