17 JUN 2021
QUEM FAZ A DIFERENÇA
Quem Faz a Diferença - José Francisco Aranha

José Francisco Aranha transformou sua paixão de infância em profissão. Curioso desde pequeno sobre o funcionamento de carros, tratores e outras máquinas, ele não demorou a descobrir que tinha talento para a mecânica. “Quando era criança, eu falava que queira saber dirigir, montar e desmontar qualquer coisa que andasse sob esse chão. E não é que consegui realizar este sonho”, comenta, brincalhão.

De sorriso fácil e sempre bem-humorado, Aranha é paulistano de nascença, mas são-roquense no coração. Conheceu a cidade quando tinha apenas dois anos, durante uma visita ao sítio do avô. As visitas e o gosto por São Roque apenas cresceram com o passar dos anos, até Aranha atingir a maioridade e decidiu realizar o sonho de fazer dessa cidade sua casa.

Como não poderia deixar de ser, o gosto pela mecânica o levou a trabalhar na área e quando não estava concentrado consertando um carro, estava atrás do volante. Foi justamente assim que começou sua carreira pública, quando aos 21 anos passou no primeiro concurso seletivo estatutário da cidade, feito em 1989, para motorista de ambulância.

Dedicado a sempre buscar novas oportunidades, nunca deixou de estudar e ao longo dos anos foi aprovado em mais dois concursos: para motorista de transporte escolar e de máquinas pesadas. Nesse último, inclusive, ele foi aprovado em primeiro lugar!

Hoje, Aranha é um dos responsáveis pela organização da oficina municipal, uma profissão que o enche de orgulho, pois pode ver o resultado de seu trabalho nas ruas todos os dias. “O que me motiva é ver um veículo na rua prestando um bom serviço à população, seja levando o paciente para um tratamento, uma máquina limpando um terreno ou um ônibus transportando as crianças para mais um dia de aula. É um trabalho muito gratificante”, comenta.

Hoje casado e pais de três filhos (um menino e duas meninas), ele se emociona ao falar da família que construiu em casa e na profissão. Quando não está trabalhado, continua fazendo o que gosta, e como o Palmeiras não anda lhe dando muitas alegrias, ele prefere passar seus dias de folga em casa, ainda lidando com mecânica, ou na direção. “Desde criança, sou apaixonado por motos e, enquanto puder, vou colocar minha esposa na garupa para sairmos e passear, seja para uma viagem ou só para aproveitar o dia nesta cidade que tanto amo”, completa.
Quem faz a diferença na Prefeitura de São Roque é o Aranha, e todos os servidores que, junto a ele, abraçam o cuidado com a cidade e com as pessoas!