São Roque inaugurou nesta quinta-feira, dia 19, suas novas salas de parto humanizado da Santa Casa Municipal, um importante avanço para a saúde materno-infantil do município. Os espaços fazem parte do projeto de reforma da antiga sala de parto, que foi transformada em duas salas totalmente equipadas, planejadas para oferecer mais conforto, segurança e acolhimento às gestantes e aos recém-nascidos. A melhoria do Centro de Parto Normal atende às orientações do Ministério da Saúde e às diretrizes do parto humanizado, que priorizam o protagonismo da mulher, o respeito às suas escolhas, a redução de intervenções desnecessárias e o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê desde os primeiros instantes de vida.
A obra representa um reforço significativo para a maternidade da Santa Casa de São Roque, que já é referência no atendimento de gestantes da cidade e de toda a região. Apenas em 2025, o hospital contabilizou 1.068 partos, sendo 509 normais e 559 cesáreos, números que evidenciam a importância da unidade no cuidado materno-infantil, reforçado com esta nova ação que chega para levar mais segurança ao momento do parto e fortalecer o vínculo inicial entre mãe e bebê.
Além das melhorias na maternidade, a Santa Casa também passa por outra importante intervenção: a reforma e ampliação do Pronto Atendimento (PA). O projeto prevê:
Ampliação da sala de espera Ampliação da sala de emergência
Implantação de um novo consultório médico.
As melhorias têm como objetivo otimizar o fluxo de atendimento, garantindo mais conforto aos pacientes e melhores condições de trabalho às equipes de saúde.
O novo PA contará ainda com a instalação de novas cadeiras, além de novos aparelhos de ar-condicionado e televisores, contribuindo para a modernização dos ambientes e maior comodidade aos usuários.
As obras representam um avanço significativo na estrutura da Santa Casa e reforçam o compromisso do município com um atendimento cada vez mais humanizado, eficiente e digno na área da saúde.