21 SET 2023
Programa Melhor em Casa realiza mais de 1380 atendimentos em São Roque
A ação Melhor em Casa, iniciativa que realiza atendimentos médicos domiciliares em São Roque, já realizou 1.384 atendimentos à população, um número expressivo para uma ação que completará seu primeiro ano em outubro. Iniciado em 2022, como parte do Programa Mais Saúde Para Todos, a ação conta com uma equipe multidisciplinar que vai à casa de pacientes desospitalizados e que tenham algum quadro agudo ou de alta complexidade, com o objetivo de oferecer acolhimento, cuidados específicos e evitar reintegrações desnecessárias.

A equipe do Melhor em Casa hoje conta com um clínico geral, pediatra, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e um motorista. Profissionais que se deslocam à casa de pacientes específicos e que são acompanhados pela Rede Municipal de Saúde (SUS), oferecendo uma série de cuidados.

Porém, a ação vai muito além do cuidado na residência, já que a equipe também ajuda a tirar dúvidas e queixas dos usuários e familiares, elabora oficinas e rodas de conversa para acolher e fazer escuta ativa e afetiva, promove orientações no pré e pós-hospitalização. Uma iniciativa importante de atendimento direcionado e que vai aonde o paciente precisa.

“É um avanço significativo dentro do Sistema de Saúde de São Roque, com acolhimento e orientação do paciente desospitalizado, oferecendo um amparo que vai além da pessoa que recebe o tratamento, levando mais segurança também a família, que acompanha de perto o atendimento, podendo receber orientações e sanar suas dúvidas com nossos profissionais”, afirmou a Diretora de Saúde de São Roque, Simoni Camargo Rocha.