05 OUT 2022
Prefeitura alerta moradores para os cuidados preventivos com escorpiões
A Prefeitura Municipal de São Roque, através do Departamento de Zoonoses, está mobilizada para combater a proliferação de escorpiões em diversos pontos da cidade.

Os escorpiões são venenosos e podem entrar facilmente nas moradias e causar graves problemas para a saúde humana. O veneno de algumas espécies pode ser fatal. Assim, é preciso que a população saiba quais medidas adotar para evitar acidentes e mortes por envenenamento.

O período de dezembro a março, época de verão, exige maior cuidado em relação aos acidentes com escorpiões, pois o clima úmido e quente é ideal para o aparecimento destes animais que se abrigam em esgotos e entulhos.

Conheça os cuidados para se ter em sua casa:

Em ambientes internos:
- Usar telas em ralos de chão, pias e tanques;
- Vedar frestas nas paredes;
- Colocar soleiras nas portas;
- Afastar camas e berços das paredes;
- Vistoriar roupas e calçados antes de usá-los.

Em ambientes externos:
- Manter todo o lixo da residência em sacos plásticos fechados para evitar baratas, que atraem escorpiões;
- Manter quintais e jardins livres de entulho, folhas secas e lixo;
- Em casas que possuem gramado, manter sempre aparado;
- Não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos;
- Usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades de manuseio de entulhos, materiais de construção e nas atividades de jardinagem.

Em áreas rurais:
Além de todas as medidas acima, é essencial preservar os principais inimigos naturais dos escorpiões, como lagartos, sapos e as aves de hábitos noturnos, como a coruja.

O que fazer se encontrar um escorpião em casa?
Em caso de aparecimento de escorpiões, o serviço de Zoonoses deve ser acionado através do número (11) 4784- 8551, para remoção segura do animal. Você jamais deve tentar pisoteá-lo, pois pode se ferir com o ferrão.

O Ministério da Saúde não recomenda a utilização de produtos químicos (pesticidas) para o controle de escorpiões. Estes produtos, além de não possuírem eficácia comprovada até o momento, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes.

O que fazer em caso de acidente?
A recomendação é ir imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. Se possível, uma foto para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

É importante lembrar que não é em todo caso de acidente que o soro antiveneno (antiescorpiônico) será indicado, e apenas o profissional de saúde poderá fazer essa avaliação. Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.