30 SET 2022
Secretários de Turismo da região do Cioeste vão à Brasília

No dia 22 de setembro uma comissão formada pelos Secretários de Turismo de Cajamar, Carapicuíba, Cotia, São Roque e Vargem Grande Paulista teve uma extensa agenda em Brasília. Os secretários se reuniram com diversas autoridades na capital do país, com reuniões que aconteceram na Embratur, no Ministério do Turismo, na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, na Comissão de Turismo do Senado e ainda protocolaram um documento na embaixada da Geórgia, ex-república soviética.

Entre os assuntos tratados nos encontros estão a busca de investimentos para o desenvolvimento do turismo na região e oficializar o convite ao Ministro do Turismo Carlos Brito para prestigiar a Feira de Negócios e Turismo que ocorrerá na cidade de Osasco entre os dias 24 e 26 de novembro. A feira é mais uma iniciativa do Grupo de Trabalho do Turismo do Cioeste, sendo a maior iniciativa estadual para o desenvolvimento desta importante indústria mundial.

Outra pauta importante tratada pela comissão foi oficializar a candidatura da região representada pelo Cioeste para receber a sede da Organização Mundial do Turismo, o que seria uma vitória internacional de grande expressão para o estado de SP e para as cidades que compõem o consórcio intermunicipal. “O Cioeste, através de seus membros, já possui estatura para pleitear ser a sede da OMT”, disse Dr. Evaldo Almeida, Secretário de Turismo de Carapicuíba e Coordenador do Grupo de Trabalho do Turismo do Cioeste.

As 12 cidades que compõem o Cioeste representam mais de 3 milhões de habitantes, 10% do PIB estadual e 3% do PIB nacional. Com estas credenciais os secretários pleitearam um olhar diferenciado do governo federal para estes municípios enquanto região.

“São Roque avança rapidamente para o desenvolvimento econômico e para o turismo como fonte de geração de emprego, como parte do nosso projeto de tornar nossa cidade cada vez mais atrativa para a visita turística e investimentos. Encontros como este são importantes pois fortalecem a interação entre as cidades do Cioeste, para que juntos possamos atrair olhares para nossa região, gerando oportunidades de desenvolvimento para todos”, disse Luiz Liza Jr., Secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico, Esporte e Lazer da Estância Turística de São Roque.