27 ABR 2022
Prefeitura realiza dia D de Vacinação contra Gripe e Sarampo neste sábado
A Prefeitura de São Roque realiza neste sábado, 30 de abril, o Dia D de Vacinação contra a Gripe e Sarampo. A ação acontecerá das 8h às 16 horas, no Recanto da Cascata e em todos os postos dos bairros, sendo direcionado para crianças de 6 meses até as que tenham 4 anos 11 meses e 29 dias (não tenham completado 5 anos).

Pede-se que os pais apresentam a carteirinha de vacinação da criança, juntamente com um documento que comprove a idade do pequeno, como R.G. ou certidão de nascimento.

Profissionais de saúde e idosos (60 anos +) também poderão ser vacinados contra a gripe no dia, basta apresentarem um documento original com foto, o comprovante de residência e, no caso de um profissional de saúde, o registro o profissional.

As vacinações contra a gripe e sarampo são de extrema importância, reduzindo a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de mortes causadas pelas enfermidades.

Prevenção ao Câncer Bucal

No dia o Programa Sorriso para Todos também realizará uma ação de Prevenção ao Câncer Bucal, onde os agentes do Serviço Integrado de Saúde Oral (SISO), também estarão presentes no Recanto da Cascata e nos postos dos bairros, das 8h às 16h, para ações de conscientização e uma avaliação preventiva. Caso necessário o paciente será encaminhado ao Centro de Especialidade Odontológica (CEO) de São Roque para diagnóstico específico e tratamento.

A ação busca informar a população sobre os riscos do câncer bucal, doença que infelizmente tem um diagnóstico tardio no Brasil. Segundo levantamento do Ministério da Saúde, 67% dos diagnósticos da enfermidade são feitos quanto ela já está em estágio avançado, um dado preocupante, pois a doença tem uma chance de cura de cerca de 90% se descoberta no seu estágio inicial.