12 NOV 2021
Defesa Civil realiza treinamento de capacitação e atualização para a Operação Verão

Agentes da Defesa Civil de São Roque finalizaram na quarta-feira, 10 de novembro, um curso de capacitação e atualização para o enfrentamento da Operação Verão, iniciativa que já ocorre em São Roque, mas que começa a ser realizada a âmbito estadual no dia 1° de dezembro. O curso buscou atualizar os agentes de toda a região para lidarem com eventuais situações causadas pelas chuvas de verão, que ocorrem de forma mais frequente no final de ano.

O curso contou com a participação de agentes pertencentes a 39 cidades da região, sendo realizado numa primeira etapa de forma on-line e concluída num curso prático ocorrido na cidade de Itapetininga. No dia, os agentes tiveram aulas de atuação em botes e cursos práticos de manuseio com instrumentos elétricos (como moto serras), amparo a pessoas em situação de risco e análise técnica de terrenos.

"A Operação Verão já começou na cidade, com a limpeza dos nossos córregos e rios, que ocorre em parceria com nosso Departamento de Obras. Porém, este curso nos trouxe informações importantes e que nos deixam mais preparados para desempenhar nosso papel e proteger a população" afirmou o Chefe da Defesa Civil de São Roque, Antônio Augusto Godinho.

Operação Verão segue em São Roque

A Operação Verão teve início na cidade em outubro, com a limpeza dos rios municipais através de ações com máquinas e roçada. A zeladoria já vinha sendo realizada nos córregos e rios, porém os novos trabalhos visam dar mais atenção a estas regiões, devido a chegada do período de chuvas, para evitar ocorrências como enchentes e alagamentos.

Após trabalho realizado na região do Gabriel Piza, as máquinas já iniciaram as atividades nos córregos da região de Canguera. A operação segue sendo realizada ao longo dos dias e atuara por outros rios localizados em bairros como Vila Aguiar, Guaçu, Ponta Porá, Maylasky e São João Novo.