08 OUT 2021
"Cheguei à Prefeitura por acaso e aqui me encontrei". Conheça a história de Sandra Aparecida Accussi

Sandra Aparecida Accussi é facilmente encontrada no balcão de atendimento da Prefeitura, recebendo e conversando com as pessoas. A forma como ouve, responde as perguntas e, ao mesmo tempo, orienta e dá atenção a seus colegas de trabalho não deixa dúvidas: essa mulher faz a diferença.

Sandra nasceu e foi criada em São Roque. Ela lembra com carinho da sua infância e do seu envolvimento com a música, graças à influência do pai, o saudoso Túlio Pintor, que levava a filha para participar do grupo de seresta da cidade, da qual fazia parte. “Lembro com muito carinho dessa época, de sair pelas ruas com o grupo durante a noite e cantar para as pessoas, que saiam nas janelas de suas casas para nos ouvir nossas músicas. Eram momentos mágicos e recheados de carinho”, lembra, saudosa.

Sua história na prefeitura começou por acaso, em 1987, quando trabalhava na Distribuidora Jogar. Sandra já atuava na empresa há 10 anos e estava feliz com sua função, mas tudo mudou quando uma amiga lhe convidou para acompanhá-la até a cidade, para que pudesse fazer a inscrição de um processo seletivo para uma vaga da Prefeitura. “Quando chegamos na prefeitura para que minha amiga fizesse o registro, a moça se confundiu e deu uma ficha para que eu também preenchesse. Na hora eu até falei que não precisava, mas como ela já tinha me dado o documento, minha amiga me incentivou a fazer a avaliação. Fiz como quem não quer nada, e, dias depois deixaram um recado na minha casa, dizendo que tinha uma entrevista com o Prefeito Mario Luiz para que pudesse começar a trabalhar. É engraçado como nossa vida nos leva para lugares inesperados”, brinca.

E foi assim que Sandra começou a atuar no setor de Planejamento da Prefeitura, função que ela exerce há 34 anos, embora na época as coisas fossem muito diferentes. O prédio da Prefeitura ficava localizado na Rua Padre Marçal e, a então jovem funcionária, começou a atuar no arquivo do governo, numa pequena salinha onde havia apenas os documentos oficiais, uma mesinha e uma pequena janela com uma vista para o Morro do Cruzeiro.

O começo foi difícil, afinal mudar de trabalho pode ser uma experiência assustadora, mas graças ao incentivo dos colegas de função e de sua mãe, que a havia proibido de desistir, ela continuou a se dedicar e o tempo passou. A prefeitura foi para um prédio maior na Rua São Paulo, as máquinas de escrever deram lugar a computadores e a mocinha que não sabia o que era um arquivo oficial, hoje é uma funcionária conhecida pelo seu conhecimento na área e pela forma como está sempre disposta a ajudar quem a procura.

“Amo trabalhar aqui. É uma extensão da minha casa e considero meus colegas como membros da família. Nossa função é ajudar as pessoas e procurar não só orientá-las de forma correta sobre problemas ou dúvidas que elas tenham, mas também acolhê-las para que elas se sintam amparadas, afinal é para isso que a prefeitura existe, para ajudar e tratar bem o cidadão”, comenta.

Quando não está trabalhando Sandra gosta de ficar em casa, ouvir música e estar com sua família, curtindo bons momentos, conversar, rir e tomar aquela cervejinha gelada com as pessoas que ama. Quando perguntada sobre o que mais gosta em São Roque, Sandra responde rapidinho: o ar do interior e o carinho das pessoas.

“São Roque é uma cidade uma cidade que está crescendo e isso que me deixa muito feliz. Nossa cidade é linda ela ainda mantém aquele ar de interior, que acolhe as pessoas e por isso temos tantos turistas que vem nos visitar. Amo esta cidade”, completa.