03 FEV 2024
Todos Juntos no combate à Dengue
Com a chegada do período de calor e chuvas frequentes, o município de São Roque intensifica as ações de combate à dengue, pois estes fatores climáticos proporcionam um ambiente favorável ao ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O Setor de Zoonoses de São Roque e seus agentes controladores de vetor estão ativos na cidade, trabalhando para eliminar focos do mosquito e conscientizar a população. É importante ressaltar que esses profissionais estão devidamente uniformizados, com identificação visível, e utilizam veículos oficiais do Departamento de Saúde em suas atividades.

Em caso de dúvidas ou para reportar possíveis focos do mosquito, a população pode entrar em contato com o serviço de Zoonoses pelos números 4784-8551 e 94497-8092, ambos disponíveis no WhatsApp, ou de forma online no site da prefeitura ( Clique neste link ).

Entretanto, é crucial destacar que a prevenção da dengue não é responsabilidade apenas dos órgãos de saúde, mas também da comunidade. A população desempenha um papel fundamental no combate à proliferação do Aedes aegypti, adotando cuidados básicos em suas residências e ambientes próximos.

Cuidados contra a Dengue:
1. Eliminação de focos: Verifique e elimine possíveis criadouros de mosquitos, como recipientes com água parada.
2. Manutenção de caixas d'água: Mantenha-as sempre fechadas e devidamente vedadas.
3. Uso de repelentes: Utilize repelentes corporais para evitar picadas do mosquito.
4. Proteção nas janelas: Instale telas de proteção nas janelas para impedir a entrada do mosquito.
5. Descarte adequado de lixo: Evite acumular lixo em locais abertos e descarte corretamente.
6. Limpeza de calhas: Mantenha calhas limpas e desobstruídas para evitar acúmulo de água.

A colaboração de todos é essencial para garantir um ambiente saudável e prevenir a propagação da dengue em São Roque. Fique atento, adote medidas preventivas e contribua para a saúde da cidade.