21 SET 2023
PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
Prefeitura passa a utilizar Geotecnologia para análise de regiões de São Roque
A Prefeitura de São Roque iniciou a utilização de uma tecnologia de análise geográfica que trará diversos benefícios ao município. A Geotecnologia é uma ferramenta que permite que a administração municipal realize análises aéreas e terrestres da cidade com grande precisão, permitindo um gerenciamento mais eficiente das informações territoriais municipais.

Informações que trazem diversos benefícios, a começar pela melhora no cadastro de imóveis da cidade, já que a tecnologia permite um levantamento da área cadastrada e construída de todos os imóveis da cidade. Uma informação importante, pois muitos proprietários não atualizam o cadastro de suas residências junto à prefeitura, trazendo prejuízo tanto para a administração municipal (através da perda de receita), quanto para o dono do imóvel, pois uma propriedade não atualizada perde seu valor venal.

Com a tecnologia, a prefeitura irá realizar a atualização do cadastro de imóveis da cidade, tornando-a mais atualizada com a realidade do município ao identificar imóveis que possuem mais área construída do que consta no cadastro da prefeitura.

Outro ponto importante é que a tecnologia permite um controle mais preciso da área verde municipal, permitindo que a administração consiga identificar perdas de área vegetal, realizando um monitoramento ambiental mais preciso e ações de fiscalizações mais eficientes, combatendo práticas como ocupação irregular ou desmatamento.

Além disso, a partir das informações obtidas pela tecnologia, que serão alocadas numa plataforma de inteligência geográfica, a prefeitura vai utilizar a variável geográfica para elaborar suas políticas públicas, pois terá informações sobre o crescimento da cidade, das necessidades de cada bairro e do que está acontecendo em cada região do município, tudo a partir de cruzamentos de dados geográficos.

Avanços possíveis graças a uma tecnologia que chega para revolucionar a análise técnica da região de São Roque, promovendo justiça fiscal, proteção ambiental e ampliando a capacidade de novos investimentos na cidade.