31 MAI 2023
Prefeitura e CEJAM realizam ações de cuidado com a saúde da mulher
Na última semana, a Prefeitura de São Roque, através do Departamento de Saúde, e o Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM), realizaram duas importantes ações direcionadas a saúde das mulheres. As ações aconteceram na última sexta-feira (26) e integram as atividades de celebração ao Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e ao Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

A primeira ação foi realizada pelo Departamento de Saúde, em parceria com o Instituto Federal de São Roque, com uma palestra sobre a Saúde Mental da Mulher, ministrada pela Dra. Bruna de Camargo Antunes e que foi realizada no auditório do Instituto, contando com grande público. Durante a didática, a médica da Unidade Básica de Saúde da Família trouxe para os participantes temas como as principais causas de mortalidade materna, serviços de saúde ofertados na cidade, tratamento adequado para cada situação e muito mais. O evento foi aberto a população e contou com a participação de profissionais da saúde e da educação, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e Comissão da Saúde, Assistência Social e população em geral.

“Falar sobre saúde mental é de extrema importância, pois infelizmente este é um assunto que ainda é desvalorizado por muitas pessoas. Através de palestras como está, com profissionais como a Dra. Bruna, conseguimos não só falar de forma aberta sobre este tema, mas também sobre os serviços que nosso sistema de saúde oferece nesta área”, afirmou a Diretora de Saúde de São Roque Simoni Camargo Rocha.

Já o CEJAM trouxe para a cidade uma palestra sobre o DIU de Cobre e as principais alterações do aparelho reprodutor feminino, através de uma sensibilização realizada em parceria com o Departamento de Saúde, e que ocorreu na sede da Divisão em Saúde Municipal, com a presença de médicos e enfermeiros da Atenção Básica da cidade. Cerca de 40 profissionais foram orientados para melhor atender às mulheres em relação aos cuidados reprodutivos, levando mais conhecimento e acolhimento ao atendimento da rede municipal.

“Esta ação faz parte do plano de implantação do Instituto de Responsabilidade do CEJAM na Cidade de São Roque e para nós, é muito importante ter este contato com a equipe de saúde municipal, já que atuamos lado a lado no atendimento aos pacientes da cidade. Através desta troca de experiências podemos atender de forma cada vez mais eficaz as pacientes que busquem amparo na Santa Casa ou nos Postos de Saúde”, afirmou Edson Soares de Almeida, Diretor da Santa Casa de São Roque, administrada pela CEJAM.