Orientações/informações
• Mantenha atualizado o cadastro e o endereço de correspondência do IPTU; • A propriedade de um imóvel só é garantida com o registro da escritura ou do contrato em nome do proprietário no Cartório de Registro de Imóveis; • As atualizações para o exercício de 2023 devem ser solicitadas até 30/11/2022. • Banco conveniados e serviços para recebimento do IPTU/taxas: - Caixa Econômica Federal: débito automático, autoatendimento, internet, correspondente bancário e lotérica; - Banco Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Mercantil e Santander: débito automático, autoatendimento, internet e correspondente bancário.
Cadastramento de Imóvel
Pedido de cadastro do imóvel em perímetro urbano/contribuinte do IPTU. Documentos necessários: • Documentos pessoais do interessado; • Documentos de aquisição do imóvel (matrícula, escritura, contrato de compra e venda ou outros); • Croqui de localização do imóvel; • Declaração da área construída, “habite-se” ou alvará de regularização da construção. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo na Rua São Paulo, 966, Taboão, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 h às 15:00 h. Requerimento geral
Transferência de Cadastro de IPTU
Alteração de Endereço de Correspondência do IPTU
Alteração do endereço de correspondência para a entrega do IPTU. A solicitação poderá ser realizada através do
Portal do Cidadão. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. • Deverá comprovar o vínculo com o proprietário ou o compromissário do imóvel que consta no cadastro imobiliário. Unidade responsável: Divisão de Rendas. Apresentar os documentos no Cadastro Imobiliário.
Revisão do Cadastro Imobiliário
Requerimento para a revisão do cadastro imobiliário quando forem constatadas divergências nas informações cadastrais. Por exemplo: área do terreno e testada. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Levantamento topográfico, memorial descritivo, ART, no caso de retificação da área do terreno; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo na Rua São Paulo, 966, Taboão, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 h às 15:00 h.
Revisão do Lançamento do IPTU e da Taxa de Coleta e Remoção do Lixo
Requerimento de revisão do lançamento do IPTU e da taxa de coleta de remoção do lixo. Art. 27 da Lei Complementar nº. 96/2018 – “O sujeito passivo poderá apresentar impugnação ao lançamento no prazo de 20 (vinte) dias do recebimento do carnê”. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo na Rua São Paulo, 966, Taboão.
Isenção do IPTU
Solicitação de isenção do IPTU para imóveis utilizados para a exploração agrícola ou pecuária, sociedade civil sem fins lucrativos, aposentados, pensionistas ou portadores de doenças de grave deficiência física, portadores de doenças graves e incapacitantes, em conformidade com o artigo 7º da Lei Complementar nº. 96/2018. Requisitos e documentos I - imóveis localizados na zona urbana do município, inclusive em áreas urbanizáveis ou de expansão urbana, com área de terreno não inferior a 5.000m2, que sejam comprovadamente utilizadas para exploração agrícola ou pecuária, sendo a área de efetivo plantio, inclusive pastagens, no mínimo 70% (setenta por cento) de sua área total, desde que...
Desconto no IPTU
Solicitação de desconto no IPTU para imóveis utilizados na atividade extrativa vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial; terrenos revestidos de vegetação arbórea, declarada de preservação permanente ou perpetua; terrenos onde ficar caracterizado área de preservação permanente (APP) e imóveis utilizados para espetáculos cinematográficos, em conformidade com o artigo 21, incisos de I e IV, da Lei Complementar nº. 96/2018. Documentos exigidos A concessão do desconto dependerá de apresentação dos seguintes documentos: • Imóveis utilizados na atividade extrativa vegetal, agrícola, pecuária ou agroindustrial – croqui da área, ART, notas fiscais que comprovem o
Certidão do Cadastro Imobiliário
Certidão na qual constam as informações cadastrais do imóvel, proprietário/compromissário, áreas de terreno e construção, lote, quadra, loteamento e demais dados anotados no cadastro do imóvel. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Espelho do IPTU; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo
Certidão Imobiliária de Confrontantes
Certidão na qual constam as informações dos confrontantes nos documentos cadastrais do imóvel. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Espelho do IPTU; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo Rua São Paulo, 966, Taboão, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 h às 15:00 h. Requerimento geral
Certidão de valor por m² (metro quadrado)
Certidão na qual informa o valor venal por m² de terreno ou/e construção lançado no IPTU. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Espelho do IPTU; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo (na Rua São Paulo, 966, Taboão, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 h às 15:00 h.
Valor Venal/Referência
Certidão na qual informa o valor venal ou de referência lançado no IPTU. A certidão de valor de referência poderá ser emitida pelo site www.saoroque.sp.gov.br no Portal do Cidadão. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Espelho do IPTU; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo Rua São Paulo, 966, Taboão, de segunda a sexta.
Certidão Negativa do Imóvel
Certidão que certifica a inexistência de débitos lançados no cadastro do imóvel. A certidão poderá ser emitida pelo site www.saoroque.sp.gov.br no Portal do Cidadão. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Espelho do IPTU; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo Rua São Paulo, 966, Taboão, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 h às 15:00 h.
Certidão Positiva com efeito Negativa
Expedição de certidão positiva de débito, com efeito de negativa, nos termos do Decreto nº 6.148, de 19 de dezembro de 2005. Decreto nº. 6.148/2005 Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Espelho do IPTU; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo Rua São Paulo, 966, Taboão, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 h às 15:00 h. Requerimento geral
Certidão de Lançamento da Construção no IPTU
Certifica o ano de cadastro e de lançamento da construção no IPTU para fins de apresentação na Receita Federal e no Cartório de Registro de Imóveis. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Espelho do IPTU, cópia do “habite-se” ou alvará de regularização/conservação da construção; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo
Certidão Negativa de Cadastro Imobiliário
Certifica a inexistência de cadastro de imóvel no roll de contribuintes do imobiliário. Documentos necessários: • Documentos pessoais do contribuinte requerente; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel. Unidade responsável: Divisão de Rendas – Cadastro Imobiliário Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo Rua São Paulo, 966, Taboão, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 h às 15:00 h. Requerimento geral
Solicitação de Restituição de Tributos
No caso do recolhimento do tributo em duplicidade, indevido ou a maior que o devido, em decorrência do cancelamento ou retificação do lançamento, poderá solicitar a restituição. Legislação - Artigo 34, I, da Lei Complementar nº 96/2018 – “solicitar a restituição da importância, por meio de requerimento, no Setor de Protocolo Geral da Prefeitura, com a indicação do banco, agência e número da conta, em nome do proprietário, onde os valores serão restituídos”. Documentos necessários: • Documentos pessoais do interessado/proprietário; • Solicitação realizada por terceiros deverá ser apresentada procuração ou autorização do proprietário ou compromissário do imóvel; • Comprovantes originais do recolhimento do tributo. Unidade responsável: Divisão de Rendas Onde protocolar o requerimento: Setor do Protocolo Rua São Paulo, 966, Taboão, de segunda a sexta-feira, no horário das 09:00 h às 15:00 h. Requerimento geral
Responsável Técnico e Atendimento
Resp. Técnico: Daniel da Silva Prado
Contato por Telefone:
4784-8513 / 4784-8576
Contato por E-mail:
iptu@saoroque.sp.gov.br
Para 2ª via de IPTU, acesse: