São Roque está se preparando para receber a atualização do Plano Municipal de Saneamento. A cidade é integrante do quadro de municípios participantes do CERISO- Consórcio de Estudos, Recuperação e Desenvolvimento da Bacia dos Rios Sorocaba e Médio Tietê. O consórcio ambiental é responsável pelo desenvolvimento do plano de resíduos e de saneamento de toda a região da bacia do Rio Sorocaba e Médio Tietê.
Devido a isto, a cidade vai receber a atualização do Plano Municipal de Saneamento (em conformidade a lei federal nº 11.445/2007), que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e para a política federal de saneamento básico, proporcionando um melhor detalhamento das ações e investimentos para o setor.
Estas novas diretrizes são importantes instrumentos de planejamento e gestão participativa que definem as diretrizes para prestação dos serviços de saneamento de cada município no que se refere ao abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais. Os Planos visam à melhoria da qualidade de vida e de saúde da população, a preservação dos recursos hídricos e do meio ambiente, além do desenvolvimento local sustentável.