30 AGO 2021
Ação de compostagem contribui para o desenvolvimento sustentável de São Roque
 Você sabe o que é compostagem?

Este conjunto de técnicas que estimula a decomposição de materiais orgânicos e extremamente importante para a preservação ambiental por ser um processo altamente sustentável, já que o material obtido com ele tem alto poder de regeneração do solo.

Por conta disso a Prefeitura de São Roque faz uso deste procedimento, numa ação que envolve diversos setores da administração são-roquense e colabora para o desenvolvimento sustentável da cidade.

Todo material obtido com as podas e roçadas que ocorrem na região central do município, são direcionados pela prefeitura para compostagem. Eles são levados para a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento em Agricultura Ecológica de São Roque, onde está situada a Divisão de Desenvolvimento Rural, para então serem dispostos no pátio para posteriormente serem empilhados em leiras de compostagem.

Este composto orgânico tem sido utilizado para muitas ações da Prefeitura, como os plantios de árvores ocorridos em áreas públicas, nas hortas escolares e outras hortas municipais, como a do Projeto Vida Longa. Além disso, esta iniciativa oferta aos pequenos agricultores do município um composto orgânico de alta qualidade, que restabelece a qualidade do solo e favorece o cultivo de alimentos sem uso de adubo químico.