Foto: Litisen Pinheiro
O curso foi finalizado com a entrega de um livro de receitas e certificado a cada participante
A parceria entre Prefeitura de São Roque, por meio do Departamento de Bem-Estar Social, e o Serviço Social da Indústria (SESI) ofereceu durante um mês, gratuitamente, o Programa Alimente-se Bem, curso de culinária educativo e que incentiva a mudança de hábitos alimentares da população.
Por meio de uma cozinha itinerante instalada na Praça do Largo dos Mendes, mais de 400 pessoas, entre homens, mulheres e adolescentes, frequentaram o curso que foi ministrado por nutricionista do próprio SESI.
Com aulas práticas, os participantes aprenderam receitas saborosas e nutritivas a baixo custo utilizando conceitos para o aproveitamento integral dos alimentos. As receitas foram tiradas do livro que possui 300 tipos de receitas que foram criadas e testadas por nutricionistas do SESI. O preparo dos alimentos incluiu prato principal, café da manhã, guarnição (polenta, farofa e bolinhos), saladas, sopas, doces e de pratos a base de mandioca.
Os participantes elogiaram a iniciativa da prefeitura em proporcionar a culinária do programa do SESI, que oferece condições estruturadas, nutricionistas excelentes e bem preparadas. Salientaram também que o curso foi muito proveitoso e válido porque passou dicas importantes quanto aos valores nutricionais, o aproveitamento e armazenamento e higiene dos alimentos. “A partir desse curso vou mudar os hábitos alimentares da minha família, pois entendi a importância de uma boa alimentação”, comentou uma participante.
Na sexta-feira, 11, finalizou as últimas turmas do curso. Os participantes que tiverem 75% de frequência receberam um livro do SESI e certificado.
A diretora do Departamento de Bem-Estar Social, Ofélia Zuccala, colocou que a iniciativa de trazer a cozinha itinerante do SESI ao município superou as expectativas. “A ideia foi dar oportunidade não só para as pessoas de baixa renda, mas para toda a comunidade interessada. Ficamos felizes que houve muita procura por parte da população em participar do curso”, disse.
Retorno em 2010
Na realização do curso, o prefeito Efaneu Nolasco Godinho, também visitou as instalações da cozinha itinerante e ficou entusiasmado com estrutura oferecida e já providenciou junto ao Departamento de Bem-Estar Social a vinda novamente ao município em 2010.
Zuccala adianta que a cozinha itinerante voltará entre março e maio de 2010. Mas informa que as inscrições só serão abertas ano que vem e que será anunciado aos munícipes por meio do site da prefeitura de São Roque www.saoroque.sp.gov.br e pelos jornais locais.