A Prefeitura de São Roque segue inovando no combate à dengue e agora utilizará drones para reforçar as ações contra o mosquito Aedes aegypti. Os aparelhos serão usados para a realização de pulverizações em áreas de difícil acesso, como telhados, numa iniciativa inédita na região no enfrentamento do transmissor da doença.
Os drones de grande porte serão utilizados para ações de pulverização em áreas estratégicas da cidade, com início previsto para o final deste mês. Essa é uma iniciativa inovadora em São Roque e se soma às diversas ações já promovidas no combate à dengue, como as nebulizações em residências, o trabalho de orientação realizado pelos agentes de controle de zoonoses e a Ala Sentinela, que segue atendendo a população.
Os produtos utilizados na pulverização não são nocivos a pessoas e animais, e a ação abrangerá sempre áreas pequenas de cada vez, visando pontos específicos. Além disso, os equipamentos não realizam registros em vídeo ou fotografia, sendo usados exclusivamente para auxiliar no combate ao mosquito.
Mas, apesar da tecnologia ser uma importante aliada, o papel da população continua sendo fundamental. São Roque segue empenhada no combate à dengue, mas essa é uma luta que também depende da participação de todos. A população deve eliminar possíveis criadouros em casa, como recipientes com água parada, pois, apesar de todos os esforços realizados, a prevenção ainda é a melhor arma contra a doença.