14 FEV 2023
Festival de Marchinhas leva muita música, cultura e diversão para a Brasital
Para celebrar a chegada do carnaval, a Prefeitura de São Roque trouxe no último final de semana o seu 1º Festival de Marchinhas. O evento realizado pela Divisão de Cultura Municipal e produzido pela Prosa Cultural aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro, no C.E.C.T. Brasital, homenageando a tradição e alegria deste estilo musical tão querido e enchendo o salão Darcy Penteado com centenas de famílias, que se divertiram com este evento que marca o início do período de festas carnavalescas na cidade.

Na primeira parte do Festival, na sexta, foi o momento da apresentação das marchinhas inscritas na competição, onde interpretes e compositores tiveram a oportunidade de falar sobre esta festa tão bonita através das suas músicas. Ao final, as nove melhores músicas classificada pelos jurados foram novamente apresentadas no sábado, onde o jurí técnico pode selecionar as três melhores músicas considerando melodia, letra, apresentação e arranjo. O público também pode escolher a marchinha que mais gostou, que foi contemplada com o Prêmio Iberê do Morro.

Confira os ganhadores

Prêmios do Juri Técnico
1° lugar - “E o Mundo Se Acabou”: composição de Matheus Pezzota e Mariana Brecht. Interpretado por Matheus Pezzota.
2° lugar - “Folia de Três Dias”: composta por Gui Silveiras e Valéria Psauro. Interpretada por Gui Silveiras.
3° lugar - “Opa! Mais Uma Vez”: composta por Marcos Raison e Cia de Eros. Interpretada por Dani Oncala e Julia Soares.

“Júri Popular” (Prêmio Iberê do Morro)
“Revivendo os Bons Carnavais”: composto por Waldemir e Carlos. Interpretação de Kidão Evolução e Valéria Silva Oliveira

“Foi um lindo evento e agradecemos a todos os compositores, interpretes e famílias que estiveram conosco nestes dois dias de festival. O Carnaval é mais do que uma festa, é uma celebração da nossa cultura, que resgata muitas tradições e celebra a nossa brasilidade. Foi isto que tivemos nestes festival, artistas que trouxeram músicas que falaram sobre os mais diversos temas, empoderamento feminino, amor, a situação política do país e claro, o próprio carnaval. Uma linda festa cheia de cultura e alegria”, afirmou a diretora de Cultura de São Roque Sissi Bembom.

O Carnaval continua

O Festival de marchinhas abriu as celebrações do Carnaval em São roque, que contara com diversas atrações. No dia 17 de fevereiro teremos a apresentação do Bloco do Grupo de Choro Seresta e Serenata de São Roque. Também teremos apresentações de blocos carnavalescos nos dias 18 (Blocos Tardezinha e Sambarelove) e 20 de fevereiro (bloco Sambarelove).

No dia 19, São João Novo receberá uma linda celebração do Carnaval e no dia 21 de fevereiro, a cidade encerra seu período de festas em grande estilo, com o Desfile das Escolas de Samba, que ganharão a Avenida Bandeirantes com lindas performances da Escola de Samba da Vila Aguiar e da Estação Unidos da Santa Quitéria, a partir das 20h.