24 OUT 2022
GCMs de São Roque se formam em curso de Guarda Ambiental
Os Guardas Municipais da GCM de São Roque receberam recentemente o certificado de conclusão do Curso de Formação e Atualização em Guardas Ambientais, ministrado pela GAMA - Guarda Municipal de Americana. A iniciativa foi possível por meio de um convênio de cooperação técnica firmado entre os respectivos municípios.

Ao todo foram 80 horas de curso, onde houveram atividades teóricas e práticas que incluiram técnicas e procedimentos operacionais, aulas expositivas de legislação, uso e ocupação do solo, licenciamento ambiental, maus tratos aos animais, educação ambiental, patrulhamento ambiental (terrestre e aquático), poluição e perturbação do sossego, dentre outras.

Durante as aulas, os GCMs puderam realizar interações e intercâmbios com outras corporações que também participaram, entre elas: Americana, Capivari, Nova Odessa e Valinhos, além de troca de experiências e aulas com guardas do GPA - Grupamento de Proteção Ambiental, que já atuam na área. Também receberam aulas com promotor de justiça ambiental do GAEMA Campinas e Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e de outras Organizações.

O comandante da Guarda Municipal, Samir Vidal, destaca a importância desta formação para o desenvolvimento dos profissionais. “O conhecimento nunca é demais. Estamos aqui para aprender e poder exercer o nosso papel da melhor forma possível. A preservação do meio ambiente é muito importante, por isso parabenizo a Prefeitura pelo apoio a corporação nesta ação, onde nossos agentes puderam aperfeiçoar suas atividades em ações ambientais. Isso demonstra que estamos atentos a todas as questões que visam a qualidade de vida do cidadão”.