20 OUT 2021
O Amor por Proteger: Samir Vidal Baptista
A Guarda Civil Municipal faz a diferença todo dia na preservação do patrimônio e segurança de São Roque. Samir Vidal Baptista é o comandante da corporação e desempenha a função com muito amor e dedicação. “Orgulho é meu maior sentimento por servir esta cidade e trabalhar ao lado de homens e mulheres honrados.”

Nascido em Itapecerica da Serra, Samir percorreu um longo caminho até virar Guarda Civil Municipal. Oriundo de família humilde, veio para São Roque para morar com os tios quando tinha apenas sete anos. Aos 12 anos de idade, ele já e ajudava nas contas da casa quando saia às ruas para vender coxinhas preparadas pela tia.

Samir é um homem batalhador e que descobriu muito cedo como a vida pode ser difícil. Antes mesmo de completar 15 anos, deixou a casa dos tios para nunca mais voltar. Ele conta que foi uma situação difícil para um rapaz que mal havia deixado a infância.

No momento de desamparo e muitas incertezas, Samir recebeu a mão solidária do amigo Geraldo, que o levou para sua casa para conversar, ver televisão e o apresentou aos pais, a dona Eva e seu Nilton. Família simples e humilde, mas de um coração tão grande, que decidiram adotar o Samir.

“Eles me deram uma nova vida. Me emociono ao falar disso. Ganhei um novo pai, uma nova mãe e irmãos amorosos, que me deram carinho, me apoiaram e me ensinaram a seguir o caminho correto para ter uma vida honrada”, conta o comandante da GCM.

O espírito trabalhador ficou ainda mais forte com o apoio do novo lar. Buscando um emprego de carteira assinada, Samir trabalhou como ajudante no transporte de caminhão, servente de pedreiro e em diversos comércios da cidade. 1992 foi o ano em que a sua vida profissional mudou completamente quando, motivado por conselhos de amigos, Samir prestou o concurso público para a Guarda Civil Municipal e foi aprovado.

Hoje, ele conta com o peito estufado e um sorriso de criança que está há quase 30 anos servindo a corporação. O tempo transformou o cadete que mal sabia preencher um boletim de ocorrência, num profissional especializado em segurança e admirado pelos colegas. Nessa trajetória, ele exerceu diversas funções, atuando no setor de investigação da Polícia Civil por oito anos, além dos mais de 20 dedicados diretamente à Guarda, onde passou por várias atividades, como patrulhamento e atendimento via rádio.

“Quando olho para trás, me sinto honrado de fazer parte da Guarda, pois ela me permitiu fazer o que mais gosto: ajudar e ouvir as pessoas. É muito gratificante cuidar da população, pois nos dá oportunidade de estar sempre próximo das pessoas, pois quando alguém nos procura, ela não quere só o profissional de farda, mas uma pessoa que ouça e entenda o problema pelo qual elas estão passando”, comenta.

A carreira vitoriosa o levou a ser subinspetor, segundo maior posto da corporação, que hoje ele comanda diariamente, com o objetivo de trazer mais segurança à cidade que tanto ama. A posição é de muita responsabilidade e lhe consome boa parte do tempo. Nas horas de lazer, Samir busca aproveitar o que mais gosta na vida, a companhia da família e uma boa pescaria.

“Minha família é tudo pra mim, assim como minha cidade. Quando assumi o comando da guarda, foi com o objetivo de retribuir um pouco a corporação e a cidade que me deram tudo o que tenho hoje. Por isso, sempre visto minha farda com alegria, pois ela me permite cuidar de tudo aquilo que amo. Levo no peito o emblema da GCM com orgulho, pois por baixo dele existe um coração que bate por São Roque”, completa.