Buscando contribuir com a arborização de São Roque, a Divisão de Meio Ambiente lançou o Projeto Floresta Urbana. A ação busca condições e espaços dentro da cidade para o plantio de espécies nativas, dando prioridade para árvores de médio e grande porte, incluindo as frutíferas.
O piloto do projeto foi implementado na Avenida Aracaí, reconhecida como uma das artérias principais da cidade e uma das principais áreas com cobertura vegetal do município. O plantio de árvores no local traz diversos benefícios não só para o meio ambiente e espaço urbano, mas também para a população municipal.
A manutenção da vegetação nativa situada dentro do município permite manter a biodiversidade local, cujas plantas, insetos e animais encontram abrigo e alimento proveniente das árvores. As plantas também contribuem para mitigar a poluição química e sonora, reduzir o efeito de ilha de calor, aumentar a disponibilidade e qualidade da água, reduzir a erosão nas encostas e, por consequência, os assoreamentos dos rios.
Além disso a arborização urbana é apontada como fator que diminui o risco dos danos à pele, aos olhos e ao sistema imunológico das pessoas, prevenindo alguns tipos de tumores de pele derivados da exposição excessiva aos raios solares e à radiação ultravioleta. Elementos que além de contribuírem para a saúde da população, também fornece um local agradável, de preservação e contato com o meio ambiente.