07 MAI 2021
Disque 100 é canal seguro para denúncias de violência contra idosos e portadores de deficiência

São Roque conta com um serviço de utilidade pública de combate à violência contra idosos e pessoas com deficiência: o disque 100. O dispositivo foi reativado pelo Departamento de Bem-Estar Social de São Roque no início do ano e recebe denúncias de negligência, abuso, abandono, violência e outros tratamentos cruéis contra esta população mais vulnerável.

O serviço é vinculado à Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e funciona 24 horas durante toda a semana, incluindo finais de semana e feriados. A ligação é gratuita e o denunciante tem a garantia de que sua identidade será mantida em sigilo.

Toda informação é enviada a rede de proteção municipal, que através de uma comissão, realiza a visita in loco a vítima para averiguar ser há ou não prática de algum tipo de violência ou violação dos direitos da pessoa. Todas as informações colhidas são encaminhados para o Ministério Público de São Roque, que tomará as medidas pertinentes sobre o caso.

A comissão municipal também realiza o acompanhamento da vítima e/ou da sua família em programas, atendimentos e nos serviços oferecidos em seus equipamentos.