14 JAN 2021
Prefeitura de São Roque testa mais de 500 servidores para covid-19

A Prefeitura de São Roque já testou mais de 500 de seus servidores públicos para a Covid-19. A ação faz parte da estratégia de combate à pandemia do coronavírus, e busca não só trazer mais segurança aos servidores, como também a população atendida por estes profissionais.

A primeira fase da testagem começou no dia 7 e segue até hoje, dia 14 de janeiro, sendo destinada a profissionais de saúde (pública e privada) e segurança pública. Até esta quarta-feira, dia 13, 515 servidores foram testados, com o registro de apenas 11 casos positivos. Os servidores foram afastados de suas funções e cumprem o período de quarentena indicado para os casos de covid-19, sendo que aqueles que tiveram contato com eles não apresentaram sintomas nem testaram positivo.

O teste utilizado é o sorológico, que considera o IgM/IgG, que são as imunoglobulinas dos anticorpos. A IgG positiva significa que a pessoa já teve o vírus e a IgM positiva significa que ela está contaminada.

No teste utilizado pela Prefeitura de São Roque, o material colhido é encaminhado através da Internet para um laboratório central que funciona 24h por dia e 7 dias na semana. Profissionais de saúde recebem o resultado do exame, revisam e assinam o laudo. Tudo para garantir segurança no cuidado com o paciente e dados confiáveis para a tomada de decisão.
A segunda fase de testagem dos servidores acontece entre os dias 19 e 29 de janeiro e irá ampliar a testagem para os demais profissionais públicos.

Testagem da população

Os testes dos agentes de saúde e funcionários públicos é apenas o primeiro passo da ação de testagem em massa realizado pela Prefeitura Municipal, que futuramente irá expandir os exames rápidos para outros grupos com o objetivo de abranger toda a população.

Os próximos passos da ação de testagem estão sendo estudados e avaliados pela Diretoria de Saúde municipal e serão divulgados pela prefeitura futuramente, sendo realizados sempre levando em consideração o bem-estar da população são-roquense.