24 JUL 2009
Conselho Municipal de Educação de São Roque realizará encontro dos municípios no dia 5

O Conselho Municipal de Educação (CME) de São Roque realizou na manhã do último dia 22 a reunião ordinária para acertar os últimos detalhes do 2º Encontro de Municípios do Pólo 7, que será realizado no próximo dia 5 de agosto. Na pauta de discussões estavam também as atividades que estão sendo desenvolvidas pelo conselho.

O CME de São Roque, presidido pelo professor e representante do Ensino Superior, Marcio Pereira, é responsável por coordenar o Pólo 07 da União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação, que reúne 56 municípios da região. O encontro será realizado no Salão Regente Gentil de Oliveira na Brasital para estudo da estruturação e desenvolvimento dos Conselhos e troca de experiências entre os mesmos. Com o tema “Sistema Municipal de Educação”, o evento contará com oficinas, roda de debates e uma palestra ministrada pelo professor Artur Costa Neto. “Já temos 25 municípios com presença confirmada totalizando um grupo de 74 pessoas”, disse Pereira.

Foto: Marcelle Parente

Atividades

Além da preparação do encontro de conselhos, o CME de São Roque será representado pelas professoras e conselheiras Carmem Castilho e Margarete de Souza na Conferência Intermunicipal de Educação, que acontecerá nos dias 31 de julho e 1º de agosto em Sorocaba para avaliar a construção do Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação.

Outro tema em discussão pelos membros do CME é a alteração dos estatutos de Educação. Segundo Pereira, o objetivo é conseguir mais autonomia para o Conselho e alcançar mais possibilidades de dinamismo. “Precisamos de menos burocracia para trabalhar. O sistema de convocação dos membros do conselho é um exemplo disto”, disse.