17 JUN 2009
Funcionários da alimentação escolar aprendem mais sobre vida saudável e evitar desperdício

Um grupo de 140 funcionários da Alimentação Escolar Municipal participou de uma capacitação com palestras no CEC Brasital na manhã da última quarta-feira, 15. A parceria entre o Departamento de Educação de São Roque, por meio da Divisão da Alimentação Escolar e a empresa contratada Coan Alimentação e Serviços tem o objetivo de reciclar os conhecimentos dos merendeiros, além de motivá-los a produzirem melhor, para que evitem o desperdício e ofereçam alimentação de qualidade às crianças.

A cada seis meses, no período do recesso escolar, os merendeiros participam destas palestras ministradas por técnicos da Coan, empresa que presta serviços para prefeitura há dois anos.  Segundo Tereza Merguizo, chefe da Divisão de Alimentação Escolar, esta terceirização do serviço da merenda trouxe um diferencial ao município. “A prefeitura trabalha em parceria com a Coan sempre. Esta capacitação motiva os merendeiros, pois além da orientação técnica, focamos a valorização e a importância da vontade do funcionário para que alcancem junto da administração um resultado positivo”, disse.

As palestrantes da Coan Ana Paula Bernardes e Virgínia Brandimarte abordaram a alimentação saudável e focaram o desperdício. De acordo com a gerente regional do Interior do Estado de São Paulo da Empresa Coan, Renata Maluly, que participou do evento, a proposta é trabalhar o conceito de vida saudável dentro da Educação. “O objetivo é oferecer alimentação de qualidade para que as crianças tenham uma vida saudável dentro e fora da escola”, explica.  A Coan, que tem a nutricionista Rafaela Daniel como coordenadora em São Roque, está com o Projeto Alimentando e Educando, que ensina os principais passos para uma alimentação saudável, a importância da pirâmide alimentar, além de dicas para que os pais participem de uma educação alimentar correta.

O comprometimento e a dedicação dos funcionários também são essenciais para o sucesso da merenda escolar, segundo Merguizo. Para a merendeira Daiane da Silva, da Emei Iolanda Oliveira no bairro Paisagem Colonial, a oportunidade contribui para que o trabalho seja feito sempre da forma correta. “Estou há sete anos na merenda e as capacitações ajudam a reforçar o nosso trabalho, dando novas dicas de manuseio de alimentos e higienização, além de nos ensinar maneiras seguras de trabalhar na cozinha. Além disto, o serviço é fiscalizado pela prefeitura e pela Coan, o que aumenta nossa responsabilidade”, comenta.

A merendeira da Coan, Raquel Vieira, que está há 1 ano e 4 meses no Projeto da Emef Tetsuo Chinone destaca a satisfação das crianças. “A merenda escolar oferecida nas escolas de São Roque pode ser considerada uma refeição completa. A alimentação é muito elogiada e percebemos que isto também ajuda na conscientização das crianças quanto ao desperdício, pois elas se repreendem quando veem alguém deixando a comida no prato ou no lixo. Elas valorizam muito as frutas, sobremesas, saladas e tudo que é oferecido”, conta.