Foto: Litisen Pinheiro
Ao todo serão mais de 20 mil metros de calçadas onde serão instalados ladrilhos hidráulicos e recursos de acessibilidade para portadores de necessidades especiais
A rua Santa Quitéria é a primeira via a receber as intervenções das obras de requalificação urbana da área central da cidade, iniciadas na semana passada. A prefeitura vai investir R$ 3,6 milhões para a recuperação de calçadas e asfalto das avenidas Varanguera, Brasil, Antonino Dias Bastos (marginal) e João Pessoa, Praça da República e das ruas Santa Quitéria, Marechal Deodoro da Fonseca e São Paulo. O prazo para a conclusão das obras em todas as ruas é de 450 dias, início de 2011.
Calçadas
O projeto de requalificação busca conciliar acessibilidade, funcionalidade e melhoria na estética urbana dessas localidades. Ao todo serão mais de 20 mil metros de calçadas onde serão instalados ladrilhos hidráulicos (33x33cm) nas cores terracota, mel e cinza. O projeto contou com a consultoria de um arquiteto especialista em acessibilidade e também prevê a implantação de recursos como rampas para cadeirantes e piso guia e tátil para portadores de deficiências visuais.
Além da demolição e reconstrução, a intervenção nas calçadas também envolverá a remoção e transplante de árvores inadequadas aos passeios cujas raízes aparentes prejudicam a durabilidade do calçamento e causam transtornos aos pedestres. “Estamos fazendo um levantamento dessas árvores que serão transplantadas e no local plantaremos espécies adequadas”, explica a chefe da Divisão de Arquitetura e Urbanismo, Iara Moral.
Ruas
O projeto de requalificação também prevê a recuperação do asfalto e infraestrutura de tubos das ruas. A prefeitura já notificou a Sabesp e nos próximos dias deve apresentar um cronograma para que a concessionária faça a substituição das tubulações de abastecimento de água. O objetivo da prefeitura é fazer com que os serviços da concessionária sejam realizados antes da pavimentação final das ruas.
Segurança
O prefeito Efaneu Nolasco Godinho disse que as obras de requalificação da área urbana vão resolver uma demanda antiga da cidade e uma reivindicação freqüente da comunidade. “Estas ruas são o cartão de visita da cidade, mas mais importante do que isso é a qualidade e a segurança que a nossa população vai ter ao caminhar pelas calçadas ou dirigir por essas ruas”, pondera o prefeito.
Efaneu adianta que tem em mente a execução de mais um projeto de qualificação para outras ruas que também são importantes e não foram contempladas nessa primeira etapa.