Consciência ambiental e muitas ideias para melhorar a cidade, o mundo. A 1ª Conferência de Municipal de Meio Ambiente das Escolas de São Roque, realizada no sábado, dia 28, mostrou que os estudantes da rede municipal de ensino estão engajados nas causas ambientais que influenciam o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos.
O evento reuniu cerca de 350 alunos de todas as escolas municipais, além de educadores e pessoas da comunidade que estiveram na Brasital para conferir os trabalhos que fazem parte do projeto “Minha escola ecoficiente” temática sobre meio ambiente trabalhada como conteúdo transversal nas salas de aula.
Os diretores de Desenvolvimento Econômico, Leodir Ribeiro, de Educação, Márcia de Jesus Costa Nunes, o chefe de Gabinete Cláudio César da Cruz e os vereadores Antonio Marcos Carvalho de Brito (Chula), Donizetti Carteiro e o Prefeito Efaneu Nolasco Godinho também prestigiaram o evento.
Por meio de apresentações artísticas e estantes, as escolas de ensino fundamental demonstraram as ações ambientalmente responsáveis como a redução do consumo de água e energia elétrica. Algumas escolas apresentaram alternativas engenhosas como o grupo de alunos da escola Ciclo I em São João Novo que arquitetou um sistema de captação de águas da chuva para uso na limpeza e na manutenção dos jardins da escola.
De acordo com o Nabil Mohamad Onissi, presidente do Instituto Lótus, organização social parceira da prefeitura na organização da conferência e na implantação das estratégias ambientais na rede municipal de ensino, os resultados apresentados durante a conferência são importantes porque evidenciam a mudança de comportamento dos estudantes. “Buscamos ampliar o conceito de educação ambiental para ações sustentáveis concretas e com isso os alunos deixaram de olhar só para a lousa, passaram a enxergar a escola como um todo”, explica.
O prefeito Efaneu Nolasco Godinho, percorreu todos os estandes e ouviu atentamente as propostas dos alunos. Entusiasmado com o interesse e criatividade dos estudantes o prefeito parabenizou a todos. “Isso tudo mostra que eles realmente entenderam a importância de mudar o comportamento na escola e agora também podem levar isso para suas casas”, observou.
Fotos: Rogério Ramalho
Efaneu falou sobre a importância de levar os ensinamentos da escola para dentro de casa