O município de São Roque ganhará no próximo mês uma unidade do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo Paulista em que são criados espaços públicos para uso gratuito de internet e computadores. Na quinta-feira, 12, o prefeito Efaneu Nolasco Godinho esteve no auditório da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social e firmou o convênio com a Secretária de Gestão Pública para a instalação de uma unidade do programa na cidade.
O projeto inicial é de que unidade de São Roque possua dez computadores e comece a funcionar até o fim de dezembro. O Acessa SP de São Roque será instalado onde funcionava a Casa do Artesão, na esquina das ruas Marechal Deodoro e Pedro Conti, e vai proporcionar mais de três mil acessos gratuitos de banda larga por mês. “A estrutura elétrica, de telefonia e dados já está pronta no local”, adianta Vorneis de Lucia, chefe de Divisão de Cursos Profissionalizantes.
A população terá acesso livre aos serviços de internet, mas a prefeitura também vai utilizar o local como um centro de qualificação profissional para o mercado de trabalho.
De acordo com de Lucia, as expectativas para a implantação do Acessa SP em São Roque são bastante positivas. “A proposta é diferente do Telecentro que também temos na cidade. Com o Acessa SP ministraremos cursos gratuitos utilizando como ferramenta de trabalho os computadores e os programas que são imprescindíveis para o mercado de trabalho, ou seja, a Prefeitura de São Roque vai potencializar as possibilidades trazidas pelo Acessa SP”, informa.
O prefeito Efaneu, comemorou a conquista junto ao Governo do Estado lembrando que a prefeitura de São Roque vem investindo em serviços e parcerias focadas em tecnologia. Para ele, além de promoverem inclusão digital, os serviços que a administração municipal oferece pela internet, o Telecentro, o Ponto SP e agora o Acessa SP, trazem oportunidades e agilidade. “Aos poucos estamos levando à população de São Roque alternativas que facilitam o dia-a-dia das pessoas seja no trabalho, no estudo e até entretenimento”.
O secretário estadual de Gestão Pública, Sidney Beraldo, endossou as palavras do prefeito e destacou os ganhos sociais do programa. “O Acessa SP é um programa com um grande alcance social, pois atende a quem mais precisa. São usuários de todas as idades que vão aos postos para desenvolver desde suas atividades profissionais a trabalhos escolares, ou, simplesmente, para acessar páginas de entretenimento e de relacionamento”, pontuou
Acessa SP
O Acessa SP oferece conteúdo diferenciado além do acesso gratuito à internet banda larga. A unidade contará com monitores do programa que são incentivados a envolver as comunidades em cursos com temas relacionados à educação, cultura, economia, emprego e trabalho, e saúde.