Na quarta-feira, 28, a Prefeitura de São Roque por meio da Divisão de Cultura realizou a II Conferência Municipal de Cultura. O evento aconteceu no Centro Educacional e Cultural Brasital e contou com a participação de cerca de 80 pessoas.
O evento foi realizado como parte de uma das etapas preparatórias para a Conferência Nacional que acontecerá em Brasília em 2010. “A conferência foi muito produtiva, com efetiva participação dos presentes e pudemos traçar metas para fortalecer a cultura do município. Todos os participantes saíram satisfeitos com o momento e o espaço que o poder público abriu, para que pudéssemos falar sobre cultura”, salienta a chefe da Divisão de Cultura, Fernanda Penteado Rulli.
Foto: Litisen Pinheiro
Os assuntos abordados foram propostos pelo Ministério da Cultura
A proposta do encontro foi traçar planos para as Políticas Públicas do município na área de cultura e também nas esferas municipal, estadual e federal de cultura e trouxe como tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento” que foi desenvolvida em cinco eixos: produção simbólica e diversidade cultural; cultura, cidade e cidadania; cultura e desenvolvimento sustentável; cultura e economia criativa; gestão e institucionalidade da cultura. O diálogo proposto pelo Ministério da Cultura e Sistema Nacional de Cultura foi ministrado pelas palestrantes Lídia Goldenstein e Ana Carla Ferreira Reis.
Na ocasião foram montados grupos que discutiram os eixos propostos pelo Ministério. “Para o município a Conferência é de suma importância, entendo que as políticas públicas precisam ser construídas com a participação de quem trabalha, produz, vive e valoriza a cultura. A oportunidade foi bastante positiva”, diz Rulli.
A Conferência foi marcada também com a eleição de três delegados que representarão o município nas esferas estaduais e federais. Foram eleitos um representante do órgão público, Fernanda Penteado Rulli e dois da sociedade civil, Mario Sérgio Barroso e Pedro Cuba.