01 JUL 2009
Governo Estadual lança Circuito Taypa de Pilão que São Roque faz parte

O Governo do Estado de São Paulo lançou oficialmente na última semana o novo Circuito de Turismo, Taypa de Pilão, que envolve seis municípios – Baruerí, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Santana de Parnaíba e São Roque que juntos compõem o patrimônio histórico bandeirista. O lançamento deste novo produto turístico aconteceu para imprensa e profissionais do setor na quarta-feira, dia 24, no mezanino da Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT). O evento teve direito à gastronomia regional, quinteto de sopro, mostras de pintura e escultura, além da participação de oito atores da Companhia Parnaibana de Teatro, cujos trajes de bandeirantes levaram o público presente a uma viagem ao tempo.

A cerimônia contou com a presença de Prefeitos, representantes dos muncípos e do Trade Turístico, do Secretário de Esporte, Lazer e Turismo, Claury Alves da Silva, além de representantes do  Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do coordenador de Turismo da Selt, Luiz Flaviano Furtado. São Roque foi representada no evento pelo chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello.

Na oportunidade, o secretário Claury Alves da Silva enalteceu a iniciativa deste circuito que vem se estruturando desde 2007, “cuja cultura é benéfica ao Turismo, pois hoje o viajante não deseja apenas o lazer, o entretenimento, mas agregar conhecimento, fator em destaque deste produto turístico. Os imóveis antigos preservados nos municípios de Taypa de Pilão também contribuem para o sucesso deste circuito”, disse.  O  Secretário colocou também que este lançamento será uma boa opção para os turistas que virão para a Copa 2014 devido à proximidade com a Capital.

Em nome dos municípios presentes, a secretária de Turismo de Cotia, Cristina Oka, falou que esta estratégia regional para o desenvolvimento do turismo foi uma conquista de muitas etapas. Entre outros temas, destacou a maior representação do projeto jesuítico da ocupação do planalto paulista, a Aldeia de Carapicuíba; a Nossa Senhora da Escada em terracota abrigada na capela de taipa em Barueri; a Reserva Florestal do Morro Grande, maior floresta urbana da região metropolitana em Cotia; a consagrada Feira de Artes e Artesanato na, também antiga aldeia indígena, Embu das Artes; a terra fundada por bandeirantes que possui um significativo conjunto histórico urbano em Santana do Parnaíba; e a cidade de São Roque que, além do Roteiro do Vinho, mostra a suntuosidade das casas de fazendas paulistas.

De acordo com Sandro Cobello, as cidades que fazem parte deste circuito estão em sintonia com as diretrizes  do Ministério do Turismo para o fortalecimento do turismo regional. “No Estado já existe outros roteiros como os Circuitos das Frutas (Jundiaí), das Águas (Socorro) e da Mantiqueira (Campos do Jordão) que apresentam resultados positivos e o do Taypa de Pilão que fica mais próximo da Capital que é o maior pólo de emissor de turistas do País também propiciará  a visita de paulistanos a esse novo circuito”, destaca Cobello.

Rota São Roque  do Circuito

O Circutio Taypa de Pilão é composto de bens  tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico e Nacional, representativos do período da colonização e entornos oeste  metropolitanos por jesuítas e bandeirantes , entre os séculos XVI e XIX. A Taypa de Pilão é a técnica construtiva que utiliza barro socado entre formas, característica  comum nos monumentos das cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Santa do Parnaíba e São Roque.

São Roque está incluso no Circuito pelo Sítio Santo Antonio, fomado pela Casa Grande e Capela de Santo Antonio, são construções do século XVII, edificadas pelo Bandeirante Fernão Paes de Barros. Maior casa bandeirista da região foi  tombada em 1941 pelo Iphan. Seu último proprietário foi o escritor Mário de Andrade que deixou em testamento o patrimônio para o Governo Federal.