A coordenadora pedagógica da EMEF Rabindranath Tagore (Bairro do Carmo) Adriana de Faria, e o professor de Informática Paulo Ricardo dos Santos, da EMEIF Leônidas (Saboó) e da EMEIF Prof. Joaquim (Juca Rocha), apresentaram uma pesquisa sobre o uso das mesas educacionais na rede municipal de ensino de São Roque durante no VIII Encontro de Educadores, promovido pelo grupo Veris Educacional, no último dia 19, em Sorocaba.
A pesquisa foi desenvolvida nos laboratórios de Tecnologia Educacional de São Roque, com o objetivo de mostrar os benefícios que a ferramenta tecnológica Mesa Educacional Alfabeto vem trazendo para a alfabetização dos alunos do 1º ano.
O estudo mostrou os benefícios e resultados alcançados pelos alunos por meio da desse recurso, e os avanços que ele tem trazido ao processo de alfabetização. De acordo com os pesquisadores, a Mesa Educacional Alfabeto propõe uma nova maneira de aprender a ler e a escrever.
As mesas educacionais estão disponíveis em todas as escolas municipais e possuem um módulo eletrônico que faz com que os alunos encaixem cubos que contém letras e símbolos para serem colocados em um painel, esse procedimento faz com que apareçam imagens e as letras na tela do computador. O equipamento, composto pela junção de software e hardware foi desenvolvido pode ser utilizado por até seis alunos simultaneamente.
Troca de experiências
Os pesquisadores ficaram satisfeitos de participarem do encontro e destacaram a importância de oportunidades como essas. “Foi muito enriquecedor, pois na nossa profissão é de extrema relevância a troca de experiências, pois permite conhecermos outras realidades, propiciando uma interação que só acrescenta a nossa prática pedagógica”.