03 AGO 2009
Atos de cidadania marcam a Semana da Pátria

Iniciativa do Departamento de Educação de São Roque em parceria com empresas, entidades, escolas públicas e particulares, alguns Departamentos da Prefeitura e a Polícia Militar, a Semana da Pátria está sendo comemorada desde a última segunda-feira, 1º de setembro, com diversas ações de cidadania e atos cívicos na praça da Matri

Com uma tenda armada no local, as atividades, realizadas sempre das 8h às 12h, evolvem atendimento ao público para orientação, esclarecimento de dúvidas e conscientização sobre o meio ambiente, violência doméstica, leis de trânsito, saúde, turismo, inclusão social e atividades recreativas para as crianças, além do hasteamento de bandeiras e cantos dos hinos Nacional e de São Roque.

Os atos cívicos estão sendo marcados com a presença da comunidade, alunos, professores, equipe do Departamento de Educação, do vereador e presidente da Câmara Municipal, Antonio Marcos Carvalho de Brito (Chula) e do vice-prefeito, Casemiro Manfredi representando o prefeito Efaneu Nolasco Godinho.

Litisen Pinheiro

Alunos das escolas municipais também participaram das comemorações

O Departamento de Educação esclarece que a mobilização deste trabalho focando os espaços de cidadania é para que a população conheça melhor as ações desenvolvidas no município e que se beneficie com aqueles serviços que não tem acesso.

A diretora Márcia de Jesus Costa Nunes enfatiza que a proposta é que as unidades escolares e a comunidade em geral reconheçam em seu entorno as ações que demonstram cidadania praticadas por pessoas comuns, entendidas ou empresas que contribuem para valorização e a efetivação da Independência. “Ao reconhecer estas ações pretende-se que os alunos, profissionais da educação e os demais segmentos sejam motivados a promover cada vez mais estes espaços de cidadania”, completa Nunes.

Além das atividades na praça da Matriz, em todos os bairros também acontecem essas ações que envolvem profissionais da educação, alunos e a comunidade em geral com a proposta de reflexão em fortalecer as conquistas alcançadas ao longo da história e como contribuir para melhorar estes espaços de cidadania do município. “Nossa Pátria e nossa casa”, acrescenta Nunes.

Programação

No sábado,5, a programação será voltada para a saúde. Equipes do Departamento de Saúde se mobilizará com trabalho de aferição de pressão arterial e distribuição de panfletos sobre a dengue e DST/Aids. No domingo, 6, será a vez do Divisão de Eventos Turísticos, Esportivos e de Lazer e Turismo apresentar alguma atividade a população.

As comemorações acabam na segunda-feira, 7, Dia da Independência do Brasil. Uma cerimônia cívica especial marcará o encerramento das atividades com a presença de militares da aeronáutica.