O Departamento de Educação de São Roque deu início a uma iniciativa que busca conscientizar a rede educacional no combate ao racismo. A Trilha pela Educação Antirracista será marcada por uma série de encontros entre membros do departamento, professores e gestores da rede municipal, cada qual trazendo um tema específico sobre este tema tão importante para a sociedade.
Os dois primeiros encontros da ação ocorreram no dia 15 de setembro, no Sítio Alabama, onde o tema Letramento Racial foi apresentado aos professores através da palestra de Laís Paranhos. Já na última segunda-feira, dia 22, o ponto de encontro foi a Escola Carmen Lúcia, onde Fernando Piedade (do Instituto Federal) falou sobre a Lei 10.639/2003 (que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino fundamental e médio).
Os próximos encontros trarão temas como Educação Antirracista e Política Nacional de Equidade, além da Educação para as Relações Étnico-Raciais (PNEERQ). A intenção é que, ao difundir o assunto entre professores e gestores, estes possam propor iniciativas e práticas pedagógicas mais assertivas para inserir os estudantes na temática do combate ao racismo.
A Trilha pela Educação Antirracista reforça o compromisso de São Roque em construir uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária, onde o respeito à diversidade e a valorização da história e cultura afro-brasileira estejam presentes no dia a dia escolar e formem cidadãos mais conscientes e preparados para transformar o futuro.