A implementação dos Totens de Monitoramento em São Roque segue como uma importante força de apoio no combate à criminalidade na cidade. Apenas no primeiro trimestre deste ano, cerca de 40% dos crimes solucionados pela Polícia Civil contaram com o apoio de imagens captadas pelos 24 totens de segurança espalhados pelo município, fornecendo informações importantes que auxiliaram as autoridades em suas investigações.
Recentemente, uma operação da Polícia Civil de São Roque resultou na identificação de um indivíduo acusado de participar do furto de motocicletas na cidade durante o início do ano. As investigações contaram com o apoio de imagens registradas pelo sistema de monitoramento municipal e levaram a ações nas cidades de Carapicuíba e Osasco.
Todas as imagens captadas pelos Totens de Monitoramento são registradas no Centro de Controle Operacional da cidade, gerido pela Guarda Civil Municipal, que utiliza o sistema para identificar ações suspeitas no município e, quando solicitada, também cede imagens para as forças policiais da cidade.
Interligado com um sistema estadual de dados criminais, os exemplos da participação dos totens em ações policiais são diversos. No final de fevereiro, imagens captadas pelos totens ajudaram a Guarda Municipal a prender quatro suspeitos de integrarem uma quadrilha especializada em furto de caminhões na região. Na mesma época, três suspeitos de receptação e associação criminosa também foram presos pela Polícia Militar após a corporação ser acionada pela GCM, que identificou o veículo dos suspeitos pelo sistema de monitoramento.
Com a eficiência do sistema, ele será ampliado em breve na cidade, com a implantação de dois novos dispositivos nas regiões do Jardim Suíça e Caetê, ampliando ainda mais a proteção e segurança da cidade.