21 MAR 2024
EDUCAÇÃO
Projeto de teatro da escola Professor Tibério Justo da Silva conquista o 3º lugar em prêmio nacional.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Tibério Justo da Silva, localizada no distrito de Maylasky, em São Roque, conquistou o 3º lugar no prêmio nacional "Educação para Gentileza e Generosidade". O reconhecimento veio através do projeto "TBT: Tibério no Teatro" que competiu com mais de 2 mil iniciativas de todo o país.

Sob uma gestão comprometida com novas abordagens educacionais, o projeto cresceu, tornando-se uma parte integral da comunidade escolar, elevando a autoestima dos alunos e impactando positivamente suas vidas. O TBT Tibério no Teatro proporcionou a alunos e professores a oportunidade de desenvolver peças teatrais abordando uma variedade de temas relevantes. As apresentações, inicialmente realizadas na própria escola, futuramente também serão levadas a outras instituições, ampliando assim seu alcance e impacto.

Além do TBT, a escola está planejando uma série de atividades e iniciativas para o futuro próximo. Uma das próximas etapas inclui uma oficina para novos integrantes do projeto, onde serão transmitidas técnicas teatrais e valores de trabalho coletivo, generosidade e respeito mútuo. Inclusive, está prevista a implementação do Projeto de Cultura de Paz "Fala sério! Bullying? Tô fora!", que visa conscientizar sobre a importância do combate ao bullying e à violência nas escolas, utilizando a Comunicação Não Violenta (CNV) como ferramenta principal.

Um aspecto destacado do projeto é a abordagem de estudante para estudante, onde os próprios integrantes serão responsáveis por levar a mensagem de empatia e gentileza às escolas visitadas. Essa abordagem promove o protagonismo dos alunos e fortalece os laços de solidariedade e respeito mútuo.

Com iniciativas como o TBT Tibério no Teatro, a Escola Tibério Justo da Silva está demonstrando que a educação pode ser transformadora e inspiradora, trazendo esperança e positividade para as comunidades mais vulneráveis.