26 JAN 2024
PLANEJAMENTO E MEIO AMBIENTE
Prefeitura inicia plantio de 400 mudas de Manacás em São Roque

Em uma iniciativa voltada para a preservação ambiental e o embelezamento urbano, teve início nesta semana o plantio de 400 mudas de Manacás da Serra em diversos pontos estratégicos de São Roque. A ação, que visa tornar o município mais arborizado e atrativo, traz também uma significativa compensação ambiental pelas árvores retiradas e que serão futuramente removidas pelo Programa Arborização + Segura, promovido pela CPFL.

As mudas estão sendo distribuídas em locais estratégicos, como próximo ao Largo dos Mendes e no bairro do Saboó, sem causar transtornos à zona urbana. Trata-se de uma escolha consciente, visto que as espécies de Manacás da Serra são nativas da região e apresentam melhor adaptação ao perímetro urbano, garantindo assim maior longevidade e resistência. Além disso, a espécie proporcionará um lindo paisagismo sustentável nos canteiros centrais, já que a floração do manacá dura cerca de 4 meses.

Este esforço de arborização se soma a outras iniciativas já em curso na cidade. Destaca-se o projeto de plantio de 300 mudas em Maylasky, iniciado no final de 2023, que conta com a participação ativa dos alunos da rede municipal de ensino do distrito. Além de contribuir para a beleza e a qualidade de vida na região, essa ação também representa uma importante ferramenta de educação ambiental, sensibilizando as novas gerações para a importância da preservação da natureza e do equilíbrio ecológico.

Com o envolvimento da comunidade e o apoio de órgãos públicos e empresas, como a CPFL, a expectativa é que nossa cidade se torne cada vez mais verde e sustentável, proporcionando um ambiente mais saudável e acolhedor para todos os seus habitantes. O plantio dessas árvores não apenas embeleza nossas ruas, mas também reforça o compromisso com o futuro e a qualidade de vida das próximas gerações.