25 FEV 2022
BEM ESTAR SOCIAL
Idosos do Programa Vida Longa recebem ação de cuidado a saúde bucal
Os residentes do projeto Vida Longa receberam nesta quarta-feira uma ação especial dedicada a saúde bucal. A iniciativa conjunta entre o Serviço Integrado de Saúde Oral (SISO) e o Bem-Estar Social faz parte das atividades direcionadas aos idosos atendidos pelo programa, que passaram por uma série de cuidados preventivos, além de receberem carinho e atenção.

A ação contou com uma palestra sobre cuidados com os dentes, dicas de escovação e informações sobre higienização bucal. Além disso, também foram distribuídos kits de escovação e higiene aos idosos, que participaram de uma ação de escovação supervisionada e também passaram por exames de avaliação, onde os profissionais do SISO puderam avaliar cada caso individualmente, para indicar o melhor tratamento para o morador.

Os exames contaram com um espaço montado no próprio Vida Longa e todos os casos de tratamento serão encaminhados dentro do próprio sistema municipal de saúde.

"Higiene bucal, não é só saúde, também é qualidade se vida. O cuidado incorreto com os dentes, principalmente em idades mais avançadas, podem trazer uma serie de inconvenientes que atrapalham a vida da pessoa, como incômodos e dores. Ações como esta são importantes pois levam mais saúde e bem-estar aos nossos idosos", afirmou o Chefe do SISO Municipal, Luciano Arruda Furbino.

Vida Longa em São Roque

O projeto Vida Longa de São Roque foi inaugurado em 2021, sendo o primeiro núcleo do estado neste projeto que ampara e da qualidade de vida a idosos em situação de vulnerabilidade. No total, são 20 casas mobiliadas e estruturadas com cozinha, banheiro e itens de acessibilidade para abrigar os idosos, distribuídas em um condomínio com espaços de convivência, lazer, ginástica e horta coletiva.

Localizado na Rua São Paulo, região central de São Roque, o projeto faz parte da rede de proteção social do Governo do Estado, que é gerida pela Prefeitura e além da moradia, oferece oportunidades de convivência e integração entre os contemplados, tendo como foco principal a qualidade de vida, trazendo diversas atividades aos moradores, como a ação de saúde bucal.

“A equipe do Bem-Estar Social não pensa apenas em proporcionar aos residentes do Vida Longa uma moradia digna em um ambiente bonito e acolhedor. Nosso objetivo é cuidar de cada idoso de maneira individualizada e integral, olhando também para sua saúde física, mental e emocional. O Departamento de Saúde, que tem sido parceiro constante nesse acolhimento, mais uma vez trouxe uma prestação de serviços única e diferenciada, que contribuiu para melhorar a qualidade de vida e a autoestima dos moradores do residencial. A partir dessa primeira ação, a equipe do SISO trouxe e continuará trazendo e devolvendo sorrisos aos nossos idosos”, afirmou a Diretora do Bem-Estar Social de São Roque, Simone Judica.