01 JUN 2021
Cresce o número de internações por covid-19 em São Roque

O número de internações ligadas à covid-19 em São Roque aumentou de forma preocupante em maio. Após queda registrada no final de abril, a cidade começou o mês com 29 casos, número que passou a crescer com os dias e se acentuou na segunda quinzena, atingindo picos de 51 internações, no dia 24, e fechando o mês com 49 pacientes hospitalizados em leitos de UTI e enfermaria dos hospitais Santa Casa, Unimed e São Francisco.

A maioria dos pacientes internados na cidade é atendido pelo sistema municipal de Saúde, tanto na Santa Casa quanto no hospital São Francisco, que teve parte de seus leitos UTI e enfermaria para covid-19 alugados pela Prefeitura de São Roque. A ação garantiu que o sistema de saúde do município não entrasse em colapso, mantendo o atendimento tanto aos moradores da cidade, quanto de transferências de cidades vizinhas.

O alerta de aumento de casos é levantado também pela Santa Casa da cidade, que registrou no último dia 31 de maio 140 atendimentos na ala dedicada ao tratamento da covid-19, enquanto a média diária fica em torno dos 50 pacientes.

Alerta à população

Apesar da maior pressão sobre o sistema de saúde, nenhum paciente ficou sem assistência em São Roque. O aumento no número de internações, porém, é um indicativo de agravamento da pandemia. Por isso, a Prefeitura reforça a necessidade de respeitar as medidas preventivas.

A utilização de máscaras e o distanciamento social, dando preferência a espaços ao livre, são as principais ferramentas de prevenção. Além disso, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel deve ser feita regularmente, para diminuir a disseminação do vírus e seus impactos sobre a cidade e seu sistema de saúde.