16 JUL 2009
Rede municipal de ensino retoma atividades com novos projetos

A partir desta segunda-feira, 20, educadores e os 14.800 alunos das 23 escolas da rede de ensino de São Roque retomam as atividades. Segundo a diretora do Departamento de Educação, Márcia Nunes, neste segundo semestre o trabalho dos profissionais da Educação será reforçado com a realização de novos projetos. “Temos vários projetos em andamento com a proposta de oferecer educação de qualidade. Teremos muito trabalho pela frente ainda neste semestre”, disse.

As capacitações oferecidas a cerca de 420 professores, como o Proinfo (Informática), Gestar II (Português e Matemática) e Proletramento (1ª a 4ª série) serão retomadas. O novo projeto “Escola que Protege” já foi iniciado para tratar da questão violência e o “Escola que Educa”, também em andamento, formará novos conselheiros da Educação. A novidade será o trabalho com a atriz Gigi Anheli, do programa Bambalalão que foi sucesso nos anos 80. Ela desenvolverá junto a um grupo de professores a implantação de aulas de teatro na rede de ensino.

A parceria com o Instituto Ayrton Senna – IAS também será expandida neste semestre. O programa “Fórmula da Vitória” trabalhará com 320 alunos de 5ª a 8ª série que têm dificuldade de aprendizagem, assim como já é feito com os de 1ª a 4ª série nos programas, “Se Liga” e “Acelera” em parceria com o IAS. “Desejo aos alunos e educadores em nome de todo o Departamento um bom retorno ao trabalho e que possamos desenvolver com sucesso nossos projetos”, disse Nunes.

Estimulando o brincar

O retorno neste segundo semestre contará com novos jogos de estimulação cognitiva e motora, entregues as unidades escolares durante as férias, segundo informações do Departamento de Educação. Estas ações permitem que as práticas do brincar sejam preponderantes nas rotinas das unidades escolares como o investimento em brinquedos para as unidades de educação infantil e creches, curso de formação relacionado ao brincar para equipe de profissionais da rede em parceria com Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que tem as propostas de diferentes brincadeiras e modos de brincar.

Encontros da Educação

No próximo dia 30 de julho, educadores participarão da Conferência Intermunicipal da Educação, que será realizada em Sorocaba. Em outubro será preparado um Encontro Municipal com o tema Mosaico de Vivências, para expor experiências de professores e discutir temas transversais à Educação como saúde e meio ambiente.