01 JAN 2008
Com novo trajeto, Romaria de São Jorge aconteceu no último sábado

Evento com mais de 80 anos de tradição reuniu cerca de 2000 cavaleiros de toda a região

A cidade de São Roque sediou no último sábado, 30, a Romaria dos Cavaleiros de São Jorge, tradicional evento folclórico e religioso de peregrinação a Pirapora do Bom Jesus/SP, onde os romeiros percorreram a distância de 28 quilômetros que separam as duas cidades.

Diferente dos anos anteriores, a edição 2011 apresentou mudanças no trajeto. Após partirem do ponto de saída, situado na avenida Bandeirantes, os romeiros seguiram pela avenida Tiradentes, até o cruzamento com a John Kennedy, onde os peregrinos rumaram sentido a Marginal e posteriormente pela avenida Brasil, atingindo assim o caminho tradicional do evento.

Neste ano puderam integrar o comboio apenas cavalos e peregrinos, não sendo autorizada a participação de veículos durante o percurso. A Divisão de Trânsito interditou as vias de circulação a partir das 8h30 do sábado, 30, e no domingo, primeiro de maio, as ruas foram fechadas no período da tarde para o retorno dos peregrinos a São Roque.

Fiscalização

Outro ponto importante do evento foi a fiscalização realizada em conjunto pelas prefeituras de Araçariguama e São Roque, com o apoio das Guardas Municipais e Policia Militar a fim de coibir o comércio ambulante no percurso da tradicional romaria. O principal foco dos fiscais foi o comércio desordenado de bebidas alcoólicas, que muitas vezes acabam por estragar a imagem do evento. “Esse ano a fiscalização foi de conscientização, a comissão da Romaria junto ao Padre da cidade nos solicitou ajuda para coibir a venda irregular durante o trajeto dos romeiros”, conta o chefe de Fiscalização de Tributos da Divisão de Rendas, Raul Silveira.

Ele conta que nos dois dias os fiscais não tiveram muitos problemas com os ambulantes que respeitaram os pedidos de deixar o local. “Sempre tinha reclamação mas no fim eles acabavam indo embora. Fizemos um bom trabalho e executamos tudo que nos foi pedido”, finaliza Silveira.