1º Passo – no primeiro acesso ao sistema clique em “Cadastre-se”, preencha os campos, marque o Termo de Adesão. Será gerada uma chave para demais acessos ao sistema e envida por e-mail;
2º Passo – Clique no + :
- Informe o número do Cadastro Imobiliário (o reduzido com 8 dígitos numéricos) e “Pesquisar”.
- Role o cursor e ao final da página clique em cima do nº do cadastro.
- Irá abrir um banner “Solicitação de Protocolo”.
3º Passo – clique no lápis.
- Selecione o tipo de Processo (Compra e Venda, Arrematação, Adjudicação, etc.) e “OK”.
4º Passo – o Proprietário Documental deve ser informado se não for o titular do cadastro imobiliário, se for não informa nada;
5º Passo – Informe o número da matrícula, a data da minuta e “Gravar Dados”.
6º Passo – Na coluna “Dados da Negociação”, informe os percentuais da Área Territorial e Área Predial que estão sendo transmitidas e os valores (recursos próprios, outros, financiamento) e “Gravar Dados”.
7º Passo – Informe o CPF do adquirente e o percentual que está adquirindo (se houver mais de um informe o CPF e nome dos demais e o percentual de cada um).
8º Passo – em “Informações Adicionais” faça uma breve descrição da transação e “Gravar”.
9º Passo – Clique fora do quadro e depois clique no clipes;
- depois em “Anexar Arquivos”, descreva um nome (por exemplo: Escritura Fulano de Tal), clique em “Procurar”, informe o nome do PDF gravado e “Enviar Arquivo”, depois “OK” e “OK”.
10º Passo – Clique no lápis, clique em “Gravar Dados” (todos com essa nomenclatura), depois clique em “Enviar ITBI para homologação”, feche o relatório gerado.
11º Passo – Clique na janela com quatro quadradinhos (ao lado do +) e depois em cima do número de “Autorizados”.
12º Passo – Localize seu processo e clique no código de barras para gerar a guia do ITBI, que sai com data de vencimento após sete dias da DATA HOJE.