05 ABR 2022
BEM ESTAR SOCIAL
Vida Longa de São Roque recebe visita de Diretor Regional de Assistência Social e representantes de Salto de Pirapora
O Departamento de Bem-Estar Social recebeu recentemente representantes da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Sorocaba (DRADS) e do Secretário de Promoção Social de Salto de Pirapora, Raul Ribeiro Guido, para falar sobre a implementação do Vida Longa em São Roque. Salto de Pirapora receberá em breve uma edição do programa social e seus representantes vieram conhecer o trabalho realizado no núcleo são-roquense, para que as ações possam servir de exemplo para a unidade que será implementada no município.

O programa realizado em São Roque já tinha recebido a visita de representantes da DRADS, que conheceram as instalações na cidade e foram apresentados ao trabalho de acolhimento dos idosos, além do planejamento das ações futuras para o Vida Longa. A visita foi essencial para que a unidade do programa em São Roque fosse vista como exemplo de gestão eficiente e de alto nível, atraindo outras cidades, como Salto de Pirapora.

“Diante da visita no equipamento Vida Longa, ficou muito nítido que os responsáveis entenderam a fundo seu objetivo. Ficamos imensamente felizes em ver o local em pleno funcionamento, da forma como foi planejado e desenvolvido pelo Governo do Estado, além da execução e acompanhamento dos serviços prestados e da propriedade das técnicas do Departamento de Bem-Estar Social, em relação ao conhecimento na área de atuação.

O Vida Longa de São Roque é hoje uma referência no Estado de São Paulo e a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Sorocaba recebe diversas solicitações de intermediação para visita, de vários municípios, com objetivo de conhecer o equipamento e seu funcionamento, conversar com os responsáveis pela execução dos serviços sobre vários pontos, como custos, processo de seleção, rotina, RH e Etc. Parabenizo a equipe pela maestria em atender tão bem a população público alvo do projeto”,  comentou o Diretor da DRADS Sorocaba, Felipe Companholi.

O projeto Vida Longa de São Roque foi inaugurado em 2021, sendo o primeiro núcleo do estado neste projeto que ampara e da qualidade de vida a idosos em situação de vulnerabilidade. No total, são 20 casas mobiliadas e estruturadas com cozinha, banheiro e itens de acessibilidade para abrigar os idosos, distribuídas em um condomínio com espaços de convivência, lazer, ginástica e horta coletiva.

Localizado na Rua São Paulo, região central de São Roque, o projeto faz parte da rede de proteção social do Governo do Estado, que é gerida pela Prefeitura e além da moradia, oferece oportunidades de convivência e integração entre os contemplados, tendo como foco principal a qualidade de vida, trazendo diversas atividades aos moradores.

“O Vida Longa de São Roque tornou-se referência no Estado de São Paulo por ser o primeiro núcleo estadual de atendimento a idosos em sistema de república e pela excelência com que a equipe do Departamento de Bem-Estar Social atua na gestão do programa. Seguiremos no propósito de aliar ao pioneirismo a gestão de alto nível técnico para bem atender aos idosos de São Roque e contribuir na construção das boas práticas de acolhimento a idosos de todos os municípios que nos visitarem”, afirmou a Diretora do Bem-Estar Social, Simone Judica.