23 JUL 2009
Políticas Públicas e novas metas são discutidas durante Conferência Municipal de Assistência Social

Foto: Marcelle Parente

Cerca de 80 pessoas entre autoridades e sociedade civil participaram do evento

Focado na discussão de Políticas Públicas e metas propostas pelo Governo Federal, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com o Departamento de Bem- Estar Social da Prefeitura de São Roque realizou no último dia 22, a VII Conferência Municipal de Assistência Social. A reunião aconteceu no Núcleo de Música do Centro Educacional e Cultural Brasital e contou com a participação de autoridades e da população ouvinte.

Compuseram a mesa de debates, a diretora do Departamento de Bem-Estar da Prefeitura de São Roque Ofélia Zuccala, a assessora técnica do Gabinete Márcia Najarro representando o prefeito Efaneu Godinho, a presidente do CMAS Ana Lúcia Salvetti, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Esporte, Lazer e Cultura Leodir Ribeiro, o Presidente do Conselho Tutelar de São Roque Lourenço Pedroso Neto, a presidente do Centro de Ação Social (Cas) Reginéia Lopreto, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente Sandra Leite e a presidente do Programa de Assistência Social (Pas) Maria Celina Ale. O vice-prefeito Miro Manfredi também esteve presente.

O tema principal do evento foi “Participação e Controle Social no Sistema Único da Assistência Social – Suas”, com o objetivo de propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Suas na perspectiva da participação e do controle social. Também foram colocadas em questão as 10 principais metas propostas pelo Conselho Nacional de Assistência Social em 2005 a serem alcançadas até o ano de 2015.

Segundo a diretora do Departamento de Bem-Estar Social, Ofélia Zuccala, ações já estão em execução para alcançar os objetivos propostos. “Estamos montando uma rede social no município para mobilizar representantes de toda a sociedade civil a trabalhar em conjunto diretamente com todos os conselhos. Juntos temos que colocar nossos projetos em ação”, disse.

Também foram elaboradas questões que serão enviadas ao Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS) e eleitos os delegados que as apresentarão na Conferência Estadual que acontecerá entre agosto e setembro deste ano.

Representando o poder público, a assessora técnica do gabinete, Marcia Najarro, na ocasião representando a pessoa do prefeito Efaneu Godinho, discursou sobre a importância da responsabilidade social e do envolvimento de todos. “É um motivo de orgulho esta mobilização que visa principalmente discutir acerca da responsabilidade social que temos nas mãos. Todos somos importantes no processo do resgate à dignidade humana e o resgate social e buscamos explorar os pontos fortes a fim de valorizarmos e ampliarmos o que é nosso”, disse.