O Departamento de Educação de São Roque foi contemplado com um ônibus escolar entregue pelo Governo Estadual durante cerimônia realizada em Bragança Paulista no último sábado, 12. Por meio do programa Ônibus Escolar, o vice-governador Alberto Goldman e o secretário da Educação Paulo Renato Soares entregaram as chaves do veículo ao chefe de Gabinete Cláudio Cesar, que representou o prefeito Efaneu Godinho na ocasião.
O veículo custa R$ 145 mil e tem capacidade para transportar 31 alunos. O investimento do Governo no projeto Ônibus Escolar é de cerca de R$ 94 milhões.
Ao todo, nesta primeira etapa, 59 ônibus escolares, sendo 6 para a região de São Roque, foram entregues a municípios do Estado e cada cidade cadastrada no programa irá receber um veículo até o início do ano letivo de 2010.
Foto: Marcelle Parente
Prefeito Efaneu recebeu o ônibus no Paço Municipal
O secretário Paulo Renato Souza explicou que este programa é um grande avanço, pois auxilia as prefeituras e atende tanto a alunos da rede estadual quanto da rede municipal de ensino. O vice-governador Goldman completou. "A qualidade da educação é a universalização, ou seja, chegar de fato a 100% de crianças na escola", disse.
Segundo a diretora do Departamento de Educação de São Roque, Márcia Nunes, este veículo auxiliará o atendimento de linhas escolares conjuntas, entre municipal e estadual, atendendo melhor o transporte desses alunos. “São Roque trabalha em parceria com o Estado, atendendo as escolas de ensino médio com o mesmo transporte e também a merenda oferecidos na rede municipal de ensino. Este veículo vai melhorar muito este atendimento aos alunos”, disse.
Para o prefeito Efaneu, o ônibus é mais uma importante soma aos investimentos que estão sendo feitos na Educação de SãoRoque. “Nosso objetivo é formar os jovens com qualidade, oferecendo sempre a melhor estrutura de ensino”, comemorou.
O Programa
Todas as cidades do Estado podem se cadastrar junto à Secretaria da Educação e requerer um ônibus escolar. Até agora, 583 municípios já aderiram ao programa.
O programa faz parte da nova política pública para a área de transporte escolar. A proposta foi implantada em três partes. Na primeira etapa, foram publicadas resoluções para disciplinar a concessão de auxílio-transporte aos alunos. Em seguida, foi desenvolvido um novo sistema pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), com o apoio do Centro de Informações Educacionais da Secretaria, para vincular o Sistema de Cadastro de Alunos, mesma ferramenta utilizada para a matrícula antecipada, às rotas de transporte de cada aluno.
Num outro momento, com base no resultado da análise dos dados informados pelas prefeituras neste sistema, a Pasta conseguiu definir o custo aluno por quilômetro rodado ao dia e avaliar como será realizada a mudança na sistemática de repasse de recursos às prefeituras conveniadas.