Neste sábado, 28, todas as unidades de saúde do município estarão abertas das 8 às 14 horas para receber os usuários interessados em participar da Campanha Fique Sabendo que oferece o teste rápido para detecção do HIV, o vírus da AIDS.
Segundo um levantamento preliminar do Programa DST/AIDS do Departamento de Saúde, entre os dias 16 e 19 de novembro, cerca de 350 exames foram realizados. Apesar do número ser considerado expressivo, a coordenação da campanha está preocupada com a baixa procura dos homens pelo exame. Apenas 28% das amostras de sangue para o teste foram colhidas de usuários do sexo masculino. “Acreditamos que essa diferença deve ao hábito das mulheres procurarem as unidades de saúde com mais freqüência”, analisa a enfermeira Luzia Helena Mirim, chefe do Serviço de Vigilância Epidemiológica.
O teste oferecido na campanha é conhecido como método Elisa e consiste na retirada de uma amostra de sangue que é enviada ao laboratório onde são procurados anticorpos que, naturalmente, o corpo desenvolve em resposta à infecção pelo HIV. O resultado do exame fica pronto em 15 dias e será entregue por um médico no caso de ser positivo.
O público alvo da campanha são as pessoas que tiveram qualquer tipo de relação sexual sem o uso de preservativo, compartilharam seringas ou agulhas, passaram por transfusão de sangue ou ainda os casos de mães infectadas que amamentaram seus filhos. A recomendação dos infectologistas é de que quem tenha vivido alguma destas situações de risco, há mais de três meses, faça o exame de AIDS. Após esse período, o sistema imunológico já terá produzido anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste.
Atualização das carteiras de vacinação
O Departamento de Saúde também vai aproveitar o sábado para fazer a atualização das carteiras de vacinação. Adultos e crianças com vacinas em atraso devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para tomar as doses em atraso. Os profissionais de saúde pedem aos interessados para levarem a carteirinha de vacinação.