A Guarda Municipal de São Roque registrou na última terça-feira, 3, mais um flagrante de vandalismo contra o patrimônio público. Cinco menores foram surpreendidos pelos guardas municipais no momento em que pichavam os banheiros do Centro Cultural Brasital. Este foi o segundo flagrante em menos de 15 dias.
No fim de outubro, a Guarda Municipal já havia flagrado a ação de outros adolescentes que estavam pichando o muro da escola Barão de Piratininga, recém reformada. O ato aconteceu à noite e quando os vândalos avistaram a viatura tentaram fugir, mas foram apanhados. As mãos sujas e os objetos encontrados com eles foram aprendidos como prova do crime contra o patrimônio público.
Em todos os casos o Conselho Tutelar foi acionado e os pais ou responsáveis foram convocados a prestar esclarecimentos na delegacia. A prefeitura informou que vai acionar o Ministério Público e pretende fazer os autores ressarcirem os prejuízos causados à municipalidade.
Investigação
A Guarda Municipal e as Polícias Militar e Civil estão trabalhando para coibir os crimes de pichação na cidade. Por meio de denúncias anônimas e investigações alguns pichadores já foram identificados e estão sendo abordados. “Com as denúncias da comunidade e com as informações que estamos apurando, vamos pegar as outras pessoas que estão sujando a cidade”, prevê Lourival Rosa, chefe da Guarda Municipal.
Disque-Denúncia
A população pode colaborar com as forças de segurança do município denunciando os atos de vandalismo ou até mesmo movimentos suspeitos por meio do número disque-denúncia 181. A ligação é gratuita e não é necessário se identificar.