O Serviço de Vigilância Sanitária (Visa), do Departamento de Saúde de São Roque, está participando da Mobilização para Prevenção de Dengue neste mês de novembro. A iniciativa é uma orientação da Superintendência do Controle de Endemias (Susen) do Estado como preparação para o trabalho que deve ser intensificado no verão.
Em São Roque, o trabalho de combate ao o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, iniciou no dia de finados, 2, com a distribuição de panfletos e orientação aos visitantes aos cemitérios.
Desde a última terça-feira, 3, as escolas de ensino fundamental também estão recebendo orientações. “Estamos disponibilizando materiais como cruzadinha da dengue e elimine os criadouros para colorir, para que os professores possam fazer um trabalho em sala de aula com os alunos”, coloca a chefe dos Serviços de Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses, Daniela Carolina Dias Groke Silva.
Ainda durante todo o mês no saguão do Paço Municipal, das 10h às 16h, haverá um estande com a casinha certo e errado da dengue, uma maquete construída para mostrar os cuidados que as pessoas devem tomar dentro de casa. Agentes controladores de vetores farão a distribuição de panfletos com orientações sobre o ciclo biológico do mosquito.
Foto: Litisen Pinheiro
Com a casa do certo e errado é possível aprender lidar com a dengue dentro de casa
A campanha está sendo intensificada com o projeto do selo “Casa Jóia” para identificar e certificar o comprometimento dos moradores em manter suas casas livres de criadouros. “A casa que estiver sem criadouro receberá o selo”, enfatiza Daniela.
Para reforçar ainda mais o trabalho a Visa fará a veiculação de outdoors em pontos estratégicos da cidade com a mensagem “Verão sem Dengue”. A comunicação também utilizará carros de som nos fins de semana com mensagem da dengue. “Com esse trabalho pretendemos atingir aquele morador que não está em casa durante a semana”, conclui Daniela.