A importância histórica e cultural da Casa Grande e Capela de Santo Antonio colocou São Roque em mais um roteiro turístico oficial do estado, o Roteiro dos Bandeirantes. Desde o inicio de setembro a cidade faz parte do grupo formado pelos municípios de Santana do Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, Cabreúva, Itu, Salto, Porto Feliz e Tietê, que tiveram patrimônios históricos reconhecidos como atrativos turísticos pelo Governo do Estado.
Com a novidade, São Roque passa a ter mais uma oportunidade para atrair turistas que procuram circuitos culturais e também de divulgar seu patrimônio histórico. “Temos a maior casa bandeirista do Estado, nosso município foi fundado por um dos capitães responsáveis pelo desbravamento do interior do Estado, enfim, São Roque tem tudo para enriquecer o roteiro e fortalecer o turismo local”, explica Sandro Cobello, chefe da Divisão de Turismo.
Histórico
O Roteiro dos Bandeirantes foi oficializado em 2003 e desde então os municípios tentam se estruturar para explorar o circuito como um produto turístico conjunto. A entrada de São Roque no grupo acontece no momento em que os municípios retomam esse trabalho.
O próximo passo será a organização jurídica do Roteiro dos Bandeirantes com a formação de um consórcio turístico intermunicipal, condição que permitirá ao grupo de municípios receber recursos e incentivos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.