26 MAR 2024
Prefeitura inicia nesta semana 2ª fase da nebulização em São Roque
A luta contra a dengue continua e a segunda fase do cronograma de nebulização está prestes a começar em São Roque. A primeira fase da iniciativa percorreu mais de 30 vias dos bairros Vila Amaral, Paisagem Colonial, Jardim Conceição, entre outros, aplicando o inseticida necessário para eliminar os mosquitos da Dengue.

Após o sucesso da primeira etapa, a ação agora se estende para novas áreas, visando combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Nesta fase do cronograma, a nebulização será realizada em diversos bairros, abrangendo ruas estratégicas que foram selecionadas através da análise de incidências de casos de dengue na cidade. Confira abaixo as datas e os locais que serão contemplados:

Dias 27 de Março, 02 e 05 de abril a partir das 17h:
• Vila Aguiar: Av. Santa Rita, Rua Prof; Quirino de Aguiar, Rua Prof Julio Cesar de Aguiar, Rua Carmelina Cream de Aguiar, Rua Gerson Nastri, Rua Atilio Caproni, Rua José Dias Thomaz, Rua Amasilia Ribeiro Lopes.
• Centro: Av. Antonino Dias Bastos (da Praça da Republica ao Pátio Corina), Av. Brasil, Rua São Joaquim, Rua Prof. Joaquim, Oliveira Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Rua Teodomiro de Moraes, Rua Germano Negrini.
• Santa Quitéria: Rua Joaquim Silveira Melo, Rua Santa Quitéria.

Dias 03, 06 e 09 de abril a partir das 17h:
• Maylasky: Rua Evaristo Pires, Rua Leôncio de Toledo, Rua Salvador Tanzi Rua Manuel Augusto, Rua Salvador Tanzi, Rua Alexandre Caparelli, Rua Dirceu Pereira de Andrade, Rua Jorge de Araujo.
• Ponta Porã: Rua Carlos Pedroso, Rua Expedito Alves da Silva, Rua Eloi Batista, Rua José Rosa.
• Vila Vilma: Rua Planeta Vênus, Rua Planeta Terra, Rua Mercúrio, Rua Caputera (do início à Rua Planeta Terra).

Dias 04, 08 e 11 de abril a partir das 17h:
• São João Novo: Rua João Franco do Amaral, Rua Luiz Galati, Rua Agostinho da Silva, Rua Antonio de Oliveira Pinto, Rua Luiz Espinha, Av. Norma Paglioni Martins, Rua José Benedito Rodrigues, Rua João Nunes de Medeiros.

E reforça-se que, apesar do produto utilizado na nebulização não ser venenoso para pessoas e a maioria dos animais, é importante alguns cuidados que devem ser tomados durante o procedimento de nebulização, visando garantir a eficácia da ação e a segurança da população:
  1. Mantenha portas, janelas e cortinas abertas durante a aplicação.
  2. Cubra gaiolas de pássaros e alimentos expostos.
  3. Troque a água dos animais após a aplicação.
  4. Consuma verduras e frutas do quintal apenas duas horas após a aplicação, lembrando-se de lavá-las bem.
  5. Mantenha pessoas alérgicas e crianças afastadas do local de aplicação.
  6. Evite que crianças transitem na área durante a nebulização.
  7. Retire roupas do varal e remova a criação de abelhas ou outros insetos para ambientes seguros.
  8. Não transite pelas vias públicas durante a pulverização do inseticida.
O último boletim contra a Dengue em São Roque foi divulgado na sexta-feira e registrava um total de 62 casos da doença. Destes, 14 são importados e 48 são autóctones, ou seja, contraídos dentro do município. Adicionalmente, há 289 casos descartados e 256 exames em espera para resultados.

É essencial que a população esteja atenta ao cronograma e contribua para o sucesso dessa importante ação de combate à dengue. A eliminação de recipientes que possam acumular água, além da colaboração no processo de nebulização, são medidas cruciais para a prevenção da doença.